Página inicial > Últimas Notícias > Lançado o livro Mundos do Trabalho e Conflitos Sociais no Rio Madeira (1861-1932)

• Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 11h35
  • Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 11h40

De autoria do professor Davi Avelino Leal, do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), publicação aborda o processo histórico de avanço da fronteira extrativista da borracha no Rio Madeira na segunda metade do século XIX

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Publicado pela editora Valer, com apoio do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/Ufam) e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), o livro Mundos do Trabalho e Conflitos Sociais no Rio Madeira (1861-1932) foi lançado nesta quinta-feira, 6.

A obra é resultado da tese de doutorado defendida pelo professor Davi Avelino Leal, em 2013, junto ao Programa de Pós- Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, sob orientação do Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida.

“A pesquisa investiga o processo histórico de avanço da fronteira extrativista da borracha no Rio Madeira, na segunda metade do século XIX, recuperando os processos de resistências e as formas de agenciamento acionados por povos indígenas, comerciantes, trabalhadores que migraram para os altos rios, missionários e agentes do governo provincial que se encontraram nos mundos do trabalho da borracha”, explica o autor.

A obra pode ser adquirida no site da  Editora Valer e, em breve, na Banca do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.