Página inicial > Últimas Notícias > Ufam fecha acordo com USP para publicações interinstitucionais

Ufam fecha acordo com USP para publicações interinstitucionais

• Publicado: Terça, 04 de Maio de 2021, 18h03
  • Última atualização em Terça, 04 de Maio de 2021, 18h06

A Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/UFAM) fechou acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), considerada no presente a melhor instituição de ensino superior da América Latina. A parceria acadêmico-científica tem como meta fortalecer a publicação interinstitucional de artigos de impacto.

O professores Renan Albuquerque (Ufam), Sérgio Bairon (USP) e Ricardo Alexino (USP) são os coordenadores do projeto, denominado “Coletânea Diversitas”. A partir da atividade, o objetivo é identificar cientistas do Brasil e do exterior que produzam conhecimento a partir da temática da “Diversidade” e possam fortalecer o debate das universidades com a sociedade.

“A meta é receber e avaliar textos oriundos da comunidade acadêmica da América do Sul, com foco interdisciplinar nas Ciências Humanas, além de públicos de coletivos e instituições que trabalhem a agenda da diversidade na teoria e na prática”, destacou Albuquerque, que atualmente realiza atividades como Pesquisador Visitante Pós-Doc na USP, pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL-USP).

“Essa perspectiva (a da Diversidade) agrega problemáticas inerentes a questões étnico-raciais, político-partidárias, de direitos humanos, psicossociais, de saúde individual e coletiva e ainda de sexualidade e autodeterminação”, salientou Sérgio Bairon, que chefia o Núcleo Diversitas na USP.

Chamada de artigos

Como ação inicial do acordo, foi aberto edital de submissão de artigo para um livro-coletânea, segundo ressaltaram os coordenadores, a ser publicado em ebook e impresso no segundo semestre deste ano.

A coletânea será realizada a partir de temáticas aderentes ao Núcleo Diversitas (FFLCH/USP) e que retratem de maneira ampla e multicêntrica a complexidade desse caminho de investigação, tal e qual propriedade e característica fundamentada na revisão e readequação do pensamento do Sul Global.

O recebimento de paper iniciou dia 1º de maio e segue até 30 de julho. Os artigos serão publicados em acesso aberto (open access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Acesse o edital de chamada de artigos nos links abaixo: