Página inicial > Últimas Notícias > ARII divulga abertura de edital para seleção de cursos virtuais para programa de Mobilidade Internacional da ANDIFES

• Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 12h42
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 12h42

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), divulgou nesta quarta-feira, 28, a abertura do edital ARII 002/2021 para seleção de cursos virtuais, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, para comporem o Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES – destino: Brasil, a ser desenvolvido por meio do Colegiado de Gestores de Relações Internacionais (Cgrifes), da entidade. O prazo final para o envio das propostas para a ARII é até o dia 10 de maio.

O Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES, de cursos a serem oferecidos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira.

Desta forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual que vise à promoção do ensino federal brasileiro no exterior; à valorização e disseminação da(s) língua(s) e da diversidade cultural brasileira em âmbito internacional; ao aumento da atratividade internacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras; e à dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas.

São elegíveis para a oferta dos cursos virtuais servidores (professores e técnico-administrativos em educação) ativos da Ufam e bolsistas do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD/CAPES) da Ufam com domínio da língua estrangeira na qual o curso será ofertado. A proposta de curso virtual pode ser efetuada individualmente ou em grupo.

A Ufam poderá ofertar até quatro cursos virtuais no Programa, a serem oferecidos aos seus parceiros internacionais, aos parceiros das demais IFES e aos parceiros internacionais da ANDIFES.

Os cursos deverão ser oferecidos virtualmente e, necessariamente, em uma língua estrangeira, incluindo Português como Língua Estrangeira/Adicional. Poderão ser oferecidos cursos em português, desde que sejam na modalidade de Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA), voltados para o público estrangeiro, em geral ou para grupos específicos de falantes, por exemplo: português para falantes de espanhol.

Os cursos deverão acontecer nos meses de julho e agosto de 2021, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos respectivos ministrantes, respeitando os meses mencionados. A carga horária total de cada curso será definida pelos ministrantes, com duração máxima de seis semanas.

Lançamento do Edital

28/04/2021

Prazo para envio das propostas

10/05/2021

Avaliação das propostas recebidas pela comissão avaliadora e homologação do resultado pela ARII Ufam

11/05/2021

Prazo para a ARII apresentar suas propostas de curso ao Cgrifes

12/04/2021

Análise e validação das propostas pela Comissão Científica do Cgrifes

13 a 18 de maio 2021

Divulgação do deferimento ou indeferimento das propostas pelo Cgrifes

Até 19 de maio 2021

Elaboração do Catálogo de Cursos pelo Cgrifes

Até 24 de maio 2021

Envio do Catálogo de Cursos às IFES para divulgação

24/05/2021

Divulgação do Catálogo de Cursos aos parceiros internacionais e comunidades acadêmicas das IFES

24 de maio a 30 de junho

Período de Inscrição nos cursos

24 de maio a 30 de junho

Comunicado às universidades participantes do número e contatos dos alunos inscritos

Até 5 de julho

Período dos Cursos

6 semanas compreendidas entre os meses de julho e agosto em data a ser definida pela IFES

Até 30 de setembro

Termo de anuência do dirigente da instituição Anexo II .