Página inicial > Últimas Notícias > GEODIA acontece pela primeira vez neste sábado, 24

GEODIA acontece pela primeira vez neste sábado, 24

• Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 17h48
  • Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 08h36

O GEODIA é um evento nacional que almeja divulgar as geociências para o público em geral. Sua primeira edição acontece no sábado, 24, das 9h às 19h. Serão 10 horas de atividades simultâneas, com a participação de diferentes grupos e entidades de todos os estados do Brasil. A programação completa está disponível neste endereço: https://www.ageobr.org/geodia

O professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Amazonas (Degeo/Ufam), professor Humberto Lima, disse que o evento é uma cópia do que ocorre na Espanha que, de certa forma, a edição brasileira irá divulgar atividades desenvolvidas por pesquisadores em nível nacional. O vídeo “Rios on-line”, elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGG), será apresentado pelo professor Naziano Filizola, que tem no seu conteúdo informações sobre os rios da Amazônia, cheias e vazantes, rios contaminados pelo mercúrio, exploração de ouro na Bacia Amazônica e outros focos instigantes que chamará a atenção do espectador.

Outro vídeo toma destaque nesse contexto, como é o caso do “Conhecendo os fósseis lusitanos no Teatro Amazonas”, cuja apresentação será do próprio coordenador na Ufam, professor Humberto Lima, assim como o responsável pela organização do projeto, professor Roberto César Barbosa. O vídeo descreve a casa de espetáculos e sua imponente arquitetura em que toma evidência a construção com materiais geológicos como, por exemplo, calçadas, escadas e outros que permitirá a atenção especial do espectador. De acordo com o docente, ambos os vídeos serão apresentados às 15h e às 16, no dia do evento, nos seguinte endereços: https://sites.google.com/view/rios-on-line/ e https://www.youtube.com/watch?v=2HQvqYB7uGU, respectivamente.

O docente disse ainda que irão participar 11 alunos do Pet/Geologia que tem a sua coordenação. Ele conta que a expectativa é grande,  pois é a primeira vez que acontece no Brasil evento desse porte, e que é raro acontece em nossa região. O professor continua, será uma oportunidade para os alunos conhecerem aspectos geológicos do Brasil e do mundo. Além disso, relata o coordenador, as pessoas de outros estados também conhecerão a nossa realidade dentro de nossa área de conhecimento, completou.

A iniciativa tem o apoio e organização da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), e da FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos).

Sobre o evento

O GEODIA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da FEBRAGEO (Associação Brasileira de Geólogos e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O evento tem inspiração no similar espanhol chamado Geolodía, que vem ocorrendo há alguns anos, e ocorrerá sempre no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, que é no dia 22 de abril.

O foco do GEODIA é a divulgação das geociências para o público em geral, fazendo deste o dia nacional para celebrar as geociências e sua relevância para as pessoas.