Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Discentes do curso de Agronomia elaboram cartilhas para agricultores familiares
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Discentes do curso de Agronomia elaboram cartilhas para agricultores familiares

  • Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h41
  • Acessos: 1030

Desde fevereiro de 2020, muitos profissionais tiveram que continuar as suas atividades presenciais, seja por essencialidade de suas funções, seja por necessidade de manutenção da renda para o sustento familiar, ou por ambos os motivos. Isso não foi diferente para agricultores familiares do município de Manaus, que permaneceram plantando, colhendo e comercializando os seus produtos em feiras locais.

A transmissão do vírus da Covid-19 por alimentos frescos, como hortaliças, parece pouco provável, embora a transmissão por embalagens e superfícies na preparação, transporte e comercialização, não possa ser descartada. Ainda assim, outros microrganismos patogênicos e parasitas intestinais podem ser transmitidos pela superfície de hortaliças e de objetos usados no seu manuseio, caso não sejam adotadas medidas adequadas na manipulação desde a colheita até o consumo.

Diante dessa realidade, duas cartilhas foram elaboradas por discentes do curso de Agronomia. Uma trata de “Boas práticas contra COVID-19 para agricultores familiares”. A outra aborda “Boas práticas na manipulação de hortaliças na agricultura familiar”. Os autores do material são os discentes André Felipe de Souza Cavalcante, Arleson Silva de Oliveira, Cícero Clyves Cavalcante dos Santos, Gabriela Ferreira Batista, Jackeline Santos Menezes, Juliana de Almeida Paz, Thyago Ellyas Silva Freitas, Tiago Way Serrão de Souza e a diagramação feita por Carliza Luz da Silva e Thyago Ellyas Silva Freitas.

As cartilhas resultaram dos instrumentos metodológicos utilizados na Atividade Curricular de Extensão “Manipulação segura de hortaliças”, coordenado pelo professor Daniel Felipe de Oliveira Gentil (FCA).

O objetivo do projeto foi verificar as medidas preventivas individuais de proteção contra o vírus (higiene e uso de equipamentos de proteção) e os cuidados nas atividades laborais (procedimentos, ambientes e utensílios) adotados por grupo de agricultores familiares de Manaus, visando propor técnicas para a redução e eliminação da carga patogênica e parasitária, durante a colheita, a pós-colheita na unidade de produção, o transporte até os pontos de venda e a comercialização em feiras locais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página