Página inicial > Últimas Notícias > “Relatos da Pandemia” reúne crônicas de professores e alunos do ICSEZ

“Relatos da Pandemia” reúne crônicas de professores e alunos do ICSEZ

• Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 17h31
  • Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 20h03

O livro “Relatos da pandemia”, lançado na última quinta-feira, 8, reúne crônicas de professores e alunos do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam). A obra concentra 12 crônicas selecionadas durante a Oficina 'Relatos da pandemia', realizada de setembro a dezembro de 2020.

O trabalho coletivo resultou na versão e-book, publicada pela Editora da Ufam (Edua), impresso por uma editora da cidade de Parintins. Os textos revelam sentimentos como medo, a ansiedade, a tristeza, mas, também, a esperança, disse uma das organizadoras do livro, professora Graciene Silva de Siqueira, do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, daquele Instituto.

A docente comentou que a oficina surgiu a partir do Projeto de Extensão (PACE), com a finalidade de promover maior conhecimento aos alunos a respeito do gênero jornalístico opinativo crônica, além da interação entre professores e alunos do Curso de Comunicação Social no período de suspensão das aulas, por conta da pandemia. O incentivo à escrita foi um meio fomentado para lidar com os anseios do período que todos estão vivenciando.

De acordo com a docente, a ideia inicial era produzir apenas o e-book, conforme projeto apresentado à Pró-Reitoria de Extensão (Proext), mas depois, decidiu-se que valeria a pena a impressão do livro. Ela vê que o gênero em si, a crônica, consiste em um texto leve, em tom coloquial, traz reflexões sobre questões do cotidiano, o que atrai a atenção do leitor. “A abordagem de cada texto trata questões pessoais dos autores em relação à pandemia com as quais o leitor vai se identificar”, comentou.

A obra que contém 66 páginas teve poucas tiragens se concentrando em apenas 40 exemplares. A maioria da publicação será doada à Universidade, às instituições parceiras em Parintins e aos professores e alunos que integraram o projeto.

Quanto ao lançamento, a professora informou será feito evento online transmitido pelo Canal Parintins Acontece (Youtube), com tradução em linguagem de sinais. A organizada da publicação mencionou em seus agradecimentos a professora Hellen Picanço e ao professor Marcelo Rodrigo da Silva, pela parceria no projeto e pelo apoio dos professores Ligiane Pessoa (Ufam/Benjamin Constant), os quais procederam a revisão do texto, e Kenedi Azevedo, que escreveu o prefácio.

Sites para baixar exemplar digital gratuitamente:

Repositório da edua http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5854