Página inicial > Últimas Notícias > Diretora da Faculdade de Artes toma posse como representante da Ufam no Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado

• Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 11h20
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 11h22

A diretora da Faculdade de Artes (Faartes), professora Rosemara Staub de Barros, tomou posse como membro titular do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas, na vaga destinada à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 13 de abril. A diretora do Centro de Artes da Ufam (Caua) e docente da Faartes, Priscila de Oliveira Pinto Maisel, também foi empossada como membro suplente da mesma vaga.

Criado pela Lei nº 1.529/82 e regulamentado pelo Decreto nº 25.978/06, o Conselho é um órgão colegiado, consultivo, normativo e deliberativo que tem por finalidade assessorar o Poder Executivo estadual em assuntos referentes à proteção, conservação e defesa do patrimônio histórico e artístico do Amazonas.

Entre as atribuições do colegiado estão: formular diretrizes para políticas públicas de patrimônio; expedir normas e acompanhar a fiscalização dos bens protegidos e tombados; propor o tombamento de bens; e orientar a formação de museus e casas de cultura como meios de defesa do patrimônio.

“Esta representação significa muito para nós, da área das Artes. O patrimônio histórico e artístico é um conjunto de bens que precisam ser documentados, tombados e preservados, dando condições de sustentabilidade e estímulo para uma educação patrimonial”, comentou a professora Rosemara Staub.

O Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado conta, ainda, com representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Igha), dentre outros órgãos e entidades.