Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar - Docente da FM, Ivan Tramujas da Costa e Silva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota de pesar - Docente da FM, Ivan Tramujas da Costa e Silva

  • Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 14h42
  • Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 14h42
  • Acessos: 2548

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa com pesar, o falecimento do professor do Departamento de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina (DCC/FM), Ivan Tramujas da Costa e Silva, ocorrido nesta segunda-feira, 5 de abril.

A diretora da FM, professora Ione Rodriguez, lamentou a perda e declarou: “Excelente profissional, professor amigo. Confio de olhos fechados. Pensávamos muito parecido, embora o modus operandi às vezes divergissem. Não tenho como mensurar esta perda” e, afirmou que em seu depoimento usou todos os verbos no presente, porque, para ela, o professor Ivan Tramujas vai continuar sendo especial.

O professor da Faculdade de Medicina e vice-presidente da Comissão de Enfrentamento à pandemia de covid-19 da Ufam, Pedro Elias, também lamentou o ocorrido. “O dr. Ivan Tramujas era, sobretudo, cirurgião exímio altamente qualificado; professor dedicado como poucos e cidadão exemplar. Modelo raro de ser humano, desses que não será possível substituir nessa vida. Devo grande parte de minha formação como profissional e como ser humano a ele e essa dívida será absolutamente impagável. Perdi mais que um orientador. Perdi uma referência na vida um irmão do coração”.

A Administração Superior lamenta a perda de um importante nome da FM e se solidariza aos familiares e amigos neste momento de dor.

Sobre o professor

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977, com residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo realizada no Hospital de Clínicas da UFPR (1980). Especialista, por concurso, em Cirurgia Geral (Colégio Brasileiro de Cirurgiões; 1985) e em Coloproctologia (Sociedade Brasileira de Coloproctologia; 1990) e habilitado, por concurso, em Cirurgia Videoendoscópica (Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica; 1997).

Mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2006) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas (2010) pela Universidade do Estado do Amazonas / Fundação de Medicina Tropical do Amazonas Dr. Heitor Vieira Dourado desenvolvidos em linha de pesquisa que estudou métodos diagnósticos de lesões precursoras do câncer anal, respectivamente, em pacientes transplantados renais e HIV positivos.

Membro titular das seguintes sociedades médicas: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica e Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento da Pesquisa Em Cirurgia. Professor Associado de Clínica Cirúrgica da Ufam. Experiência profissional em Cirurgia Gastroenterológica, com ênfase em Cirurgia Videolaparoscópica (Agulhascópica) e em Coloproctologia.

Desenvolvia pesquisas relacionadas a Métodos de Detecção Precoce do Câncer Anal, Ações de Telessaúde no Campo da Cirurgia, Cirurgia Minimamente Invasiva e Métodos Alternativos de Tratamento da Doença Hemorroidária. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Cirurgia do Sistema Digestório, vinculado à Ufam. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGC/FM/Ufam).

registrado em:
Fim do conteúdo da página