Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do Minter em Artes Visuais da Ufam realiza exposição fotográfica em Parintins

• Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 15h23
  • Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 15h24

Localizado no município de Parintins, o Mercado Municipal Leopoldo Neves recebe, até o dia 28 de abril, a exposição fotográfica “Águas Amazônicas”, do artista e professor de artes Maximílian Medeiros Rodrigues, aluno do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Artes Visuais. O Minter é ofertado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Faculdade de Artes (Faartes/Ufam).

Servidor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) e graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), do campus da Ufam de Parintins, Maximílian explica que a exposição “Águas Amazônicas” faz parte da sua pesquisa de mestrado, que aborda o seu processo criativo. Segundo ele, as 30 fotografias trazem a memória de uma infância vivida em uma comunidade ribeirinha.

“A pesquisa de mestrado é sobre o meu processo criativo. No início, eu tive que colher material para poder estudar esse processo. Decidi, junto com minha orientadora, falar sobre a água. Busquei nas minhas origens uma justificativa forte para isso”, afirma o artista.

A exposição tem curadoria de Turenko Beça, produção de Dermison Salgado e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Aldir Blanc. Todas as fotografias foram capturadas com celular e registradas em Manaus e nos municípios de Parintins e Boa Vista do Ramos. Para Maximílian, os estudos na pós-graduação têm sido essenciais para seu crescimento como arte-educador e artista.

“A importância do mestrado se dá pela construção, reflexão e amadurecimento da poética para uma continuação na produção artística, visando a exposição dos trabalhos, bem como a investigação com a pesquisa direcionada, como acontece nos estudos teórico-práticos no mestrado”.

Sobre o Minter

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UFRGS foi criado em 1991, voltado diretamente para o fortalecimento da massa crítica tanto na área de história, teoria e crítica da arte, quanto na investigação realizada pelos artistas a partir de seus processos de criação, enfatizando a necessária articulação entre teoria e prática.

Em 2019, a Ufam tornou-se instituição receptora do Mestrado Interinstitucional (Minter) do PPGAV/UFRGS para a Turma 28 do curso de Mestrado. Mais informações: www.faartes.ufam.edu.br.