Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Enfermagem do ISB é premiada em Simpósio online

Estudante de Enfermagem do ISB é premiada em Simpósio online

• Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 14h08
  • Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 14h21

A estudante do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas no município de Coari, Vanessa Gomes de Oliveira, foi premiada com o melhor trabalho, no eixo em cuidado em saúde, no l Simpósio Internacional Online de Vulnerabilidade e doenças infecciosas negligenciadas (l SIOVDIN).

A estudante apresentou dois trabalhos no Simpósio ‘As práticas de cuidado dos pajés na etnia Kulina e Kanamari: vivências da equipe de enfermagem’ (segundo colocado) e ‘Ações da enfermagem aos indígenas Kulinas e Kanamaris em um município do Amazonas’ (terceiro colocado). As duas pesquisas tiveram a orientação do professor e pesquisador Deyvilan Reis, docente do Colegiado de Enfermagem do ISB da Ufam.

O I SIOVDIN foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2021 e voltado para alunos de graduação, especialização e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de saúde. O objetivo do evento foi discutir temas atuais sobre as principais doenças negligenciadas que afetam as pessoas vulneráveis no Brasil e no Mundo.

A aluna do município de Tefé afirmou que as dificuldades de infraestrutura digital no município de Coari atrapalharam a participação no Simpósio, mas ficou feliz pela premiação. “Sinto-me lisonjeada em ter um trabalho premiado em meio a tantos desafios que o acadêmico do interior enfrenta em relação ao acesso à internet. Dedico esta premiação aos profissionais de enfermagem, em especial aos que atuam no polo base de Eirunepé, que desempenham uma ação que respeita as especificidades dos povos originários em suas assistências. Ressalto que atualmente é necessário promover a visibilidade das lutas sociais indígenas, diante das violações de seus direitos em nosso país”, destacou Vanessa Oliveira.

“Apesar da dificuldade da internet em alguns momentos a discente conseguiu acompanhar o evento e apresentar o seu trabalho. Ficamos muito felizes com a notícia da premiação. É o reconhecimento do trabalho realizado e a importância da realização de pesquisa voltada à população indígena" disse o professor Deyvilan Reis.