Página inicial > Últimas Notícias > Projeto AQUA da Propesp produz vídeo para comemorar o ‘Dia Mundial da Água’ e mostrar o trabalho de preservação do campus

• Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 15h48
  • Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 15h52

Para comemorar o dia mundial da água, ocorrido na segunda-feira, dia 22, o projeto multidisciplinar da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam) “Acompanhamento da Quantidade e Qualidade da Água na Floresta do Campus da Ufam (AQUA)”, produziu um vídeo explicativo sobre o projeto e as ações que seus membros realizam na preservação de nascentes e no gerenciamento das questões ambientais da floresta do campus da Ufam.

Estudantes que fazem parte do projeto Aqua produziram o vídeo para divulgar nas redes sociais e meios de comunicação, sobre o trabalho que realizam na preservação do meio ambiente da floresta do campus. A ideia da produção foi mostrar para a comunidade acadêmica e geral, a importância da preservação dos mananciais que se encontram no campus.

O projeto é multidisciplinar e tem como tema água e ambiente e o objetivo é contribuir com o conhecimento do ambiente hídrico local e sua importância no contexto urbano da cidade, bem como subsidiar ações junto ao gerenciamento das questões ambientais na Instituição.

"A Área de Proteção Ambiental da Ufam abrange a maior parte de uma área de floresta nativa em zona urbana, essa é a motivação para realizar esse projeto, para fornecer conhecimento sobre o local e seus igarapés, e servir de subsídio para tomada de medidas protetivas na área", afirmou a coordenadora do projeto, professora Tereza Cristina Souza de Oliveira.

A estudante de graduação da Ufam, realizando sua iniciação científica por meio do PIBIC, Maria Clara Pinheiro Santos, ressaltou a satisfação de participar do projeto AQUA. "Participar do projeto AQUA está sendo muito gratificante, sempre tive interesse pela área ambiental, contribuir com a preservação e conhecimento dos nossos corpos hídricos da Ufam é de extrema importância, além de mostrar o quanto é um tema multidisciplinar e como tem um impacto direto em nossas vidas, por isso a divulgação desse projeto deve ser feita, a fim de aproximar, não só o meio acadêmico, mas também a comunidade em geral", ressaltou a estudante Maria Clara Pinheiro.

Acesso ao vídeo no Youtube https://youtu.be/2Pl1bwRkDZs
Outros endereços do projeto https://www.facebook.com/desvendandoascienciasforenses/