Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam promove aula inaugural com palestra de professor francês

• Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 15h30
  • Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 15h36

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Faced/Ufam) promove na próxima semana, dia 30, a partir das 9h, a aula inaugural do ano letivo de 2021 do Programa. O evento ocorre por via virtual no endereço https://meet.google.com/kcp-chqv-bpq, com a palestra “Inter/transculturalidade na Amazônia”, proferida pelo professor da Universidade de Lille, na França, Olivier Meunier.

Palestrante Olivier Meunier

Doutor em Antropologia, atua no Centre de Recherche Individus Epreuves Sociétés (CeRIES) da Université de Lille na França. Nos seus mais de 30 anos de carreira, tem se dedicado à pesquisa na área da Socioantropologia da Educação, tendo como campos de investigação diferentes realidades, a exemplo de Nova Caledônia, Níger, Reunião, Romênia, França continental, México, Guiana e o Brasil – com destaque aqui para a região amazônica e para as comunidades indígenas. Seus trabalhos enfocam a relação entre culturas e educação, as abordagens interculturais que podem ser desenvolvidas para melhor responder aos desafios da diversidade, culturas e migrações, e a análise de dispositivos que permitem reduzir a distância sociocultural entre os alunos. Publicou vários livros e artigos sobre Formação de Professores, Desenvolvimento Sus-tentável e temáticas associadas à Antropologia da Educação e às Etnociências.