Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do ICET é classificada para próxima fase de competição internacional de Inteligência Artificial

• Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 16h32
  • Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 16h34

Anualmente, a OpenCV realiza uma competição internacional de Inteligência Artificial visando a solução de problemas do mundo real. A competição, patrocinada pela Microsoft Azure e Intel, é a maior competição de Inteligência Artificial do mundo.

A OpenCV é dividida em duas fases. Na fase 1, mais de 1400 propostas de projetos foram submetidas compreendendo as categorias: i) Assistência à deficientes visuais; ii) Educação; iii) Saúde e fitness; iv) Agricultura; v) COVID; vi) Robótica; e vii) Diversos.

As submissões foram divididas em 6 regiões:

• Região 1: América do Norte;
  • Região 2: América do Sul + América Central + Caribe;
  • Região 3: Europa + Rússia + Australásia (Austrália, Nova Zelândia e Ilhas vizinhas);
  • Região 4: Oriente Médio + África;
  • Região 5: Ásia Central + Sul da Ásia;
  • Região 6: Leste da Ásia + Sudeste da Ásia.

Adicionalmente, as submissões ainda foram divididas em equipe Gerais e Universitárias. Após a análise das propostas de projetos, 150 equipes gerais (25 por região) e 60 equipes universitárias (10 por região) foram selecionadas para a fase 2.

Para a fase 2, as equipes receberão dispositivos OAK-D (OpenCV AI Kit) e serviços de processamento e cloud providos pela Microsoft e Intel. A OAK-D é uma câmera inteligente com inferência neural e capacidade de processamento de profundidade integrada. A fase 2 tem duração de 3 meses para o desenvolvimento dos projetos, onde a premiação contemplará vencedores globais e regionais.

Os vencedores globais receberão as premiações: i) 1º lugar: $20.000; 2º lugar: $10.000; 3º lugar: $5.000. Os vencedores regionais receberão as premiações: i) 1º lugar: $5.000; 2º lugar: $3.000; 3º lugar: $2.000. Além do vencedor por voto popular, recebendo o prêmio de $2.000.

A equipe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam, a Ufam Alligators, é composta pelos discentes Bruno Iglesias (Engenharia de Software) e Karina Souza (Engenharia de Produção) e pelos docentes Paulo Oliveira (ICET), José Reginaldo Carvalho (ICOMP/Ufam) e Felipe Oliveira (ICET). A Ufam Alligators foi selecionada para a fase 2 do projeto, com a proposta: Three-dimensional Mapping with Augmented Navigation Cost through Deep Learning, em Robótica.

O professor Felipe Oliveira afirma que: “A competição da OpenCV é mais uma ótima oportunidade para o ICET e consequentemente a Ufam mostrar que pode participar de eventos e competições de grande porte, com pesquisa de alto nível.”

Mais detalhes sobre a competição podem ser encontrados na página: