Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa busca aprimorar serviços on-line da Biblioteca do setor Norte

Pesquisa busca aprimorar serviços on-line da Biblioteca do setor Norte

• Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 15h09
  • Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 15h10
A Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) convida a comunidade acadêmica a participar da pesquisa de opinião sobre os serviços disponibilizados on-line. Para colaborar, os interessados devem responder as sete perguntas do questionário virtual elaborado pelo setor até o dia 20 de março.

Podem contribuir estudantes da graduação e da pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da Universidade. O objetivo principal da iniciativa é preparar a BSSN para a retomada das aulas em modo remoto. "Esse ano estamos nos preparando para não apenas ofertar os serviços à comunidade acadêmica, mas precisamos que os universitários e professores se apropriem e façam uso dos serviços e recursos disponíveis eletronicamente e por meio do acesso remoto", conta Thiago Siqueira, bibliotecário da BSSN.  "De acordo com as respostas, será possível saber se nesse momento o esforço no apoio da biblioteca e dos bibliotecários deve ser maior para buscar ferramentas e materiais para o desenvolvimento da aulas,  ou criação e atualização de tutoriais para determinados serviços na internet, oferta de treinamentos mais direcionados e/ou Manuais com a finalidade de auxiliar alunos, docentes e  pesquisadores em sua auto-instrução, o que chamamos na área de biblioteconomia de competência informacional", revela.

O questionário apresenta, por exemplo, questões sobre se o usuário conhece e utiliza o site setorial e o Guia de fontes de informação - Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. "O Guia oferece informações precisas e confiáveis sobre as diferentes fontes de informação e ferramentas que possuem acesso aberto ou são assinadas pela Universidade de forma autônoma ou em convênio com a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]", explica Thiago.