Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Laboratório de Arqueologia é contemplado em edital da SAB

Projeto do Laboratório de Arqueologia é contemplado em edital da SAB

• Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h54

O edital da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB/2020) contemplou o projeto denominado “2º Curso Livre de Arqueologia Amazônica”, do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o valor de 5 mil reais. Com aulas previstas para o início do segundo semestre deste ano, o curso pretende atingir principalmente professores da Rede Pública de Ensino.

De acordo com o coordenador geral e arqueólogo do Museu Amazônico, Bruno Maximo, o curso tem uma carga horária estimada de 60h, mas pode chegar a 200h se forem realizadas todas as aulas complementares que serão transmitidas pelo Google Classe Room. Segundo o arqueólogo, a segunda edição possibilitará aos alunos a exibição de aulas de forma profissional e permanente, voltada a professores da Rede Pública de Ensino de todo o Brasil.

No projeto pedagógico constam aulas gerais e de aprofundamento com as principais temáticas da arqueologia amazônica. O aluno também terá apoio de material didático que promoverão discussões com animações utilizadas pelos professores. Máximo disse que a elaboração do projeto contou com a participação de mais 40 professores do Brasil e do mundo.

A expectativa é alcançar o maior número de pessoas, pois a coordenação aposta na estrutura disponível e também da iniciativa inédita com repercussão em nível nacional. “Obtivemos parcerias com outras universidades, no sentido de conseguirmos colocar legendas em inglês e espanhol, o que facilitará o acesso às informações ao público estrangeiro. Por outros lado, as aulas foram elaboradas pelos melhores profissionais da área”, comentou o coordenador.

Ele conta que, na primeira edição, o projeto se originou da necessidade de fornecer conteúdos sobre arqueologia ao público brasileiro e não contou com nenhum financiamento. Bruno relata que há interesse das pessoas do mundo inteiro pela arqueologia amazônica, principalmente, no que diz respeito às pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores de renomes internacional.

Maximo disse que a primeira edição foi elaborada “às pressas” com transmissão no Google Classe Room. “Nós esperávamos a presença de uma faixa de 300 alunos, mas para a nossa surpresa presenciamos 7 mil que dentre eles destacamos estrangeiros de países da America do Sul e Europeus, alunos de graduação em Arqueologia de outras universidades brasileiras, e também dos cursos de Historia, Geografia e Biologia, comentou o arqueólogo.

Mas o público principal foi os de professores da Rede Estadual de Ensino do Amazonas e de outros estados do Norte do país, em que percebemos uma grande demanda desses profissionais em obter atualizações sobre a temática. Então, foi muito bacana, apesar da sua elaboração às pressas, o projeto atingiu seu objetivo, de ter um ensino de qualidade, de fácil acesso e de forma didático”, finalizou.

Sobre o Edital SAB 2020

O objetivo do Edital SAB 2020 é incentivar a realização de propostas que divulguem e destaquem a importância da pesquisa na área da Arqueologia no Brasil, incentivando, ainda, iniciativas que favoreçam a produção plural de conhecimento a respeito desse patrimônio e que usem de metodologias alternativas, sendo executados de maneira remota e/ou online em virtude da Pandemia da Covid 19.

O material produzido e resultados alcançados serão divulgados por meio dos canais de comunicação da SAB, assim como apresentados no XXI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, a ser realizado em novembro de 2021.

O Edital SAB 2020 é parte dos eventos comemorativos do 40º aniversário da entida