Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da FEFF é indicado a compor comissão nacional para avaliação e premiação de teses e dissertações sobre futebol
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da FEFF é indicado a compor comissão nacional para avaliação e premiação de teses e dissertações sobre futebol

  • Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 16h20
  • Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 09h11
  • Acessos: 1051


O professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, João Cláudio Braga Pereira Machado, foi indicado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania a fazer parte da Comissão de Especialistas para realizar a seleção das teses e dissertações, conforme disposto em edital, do ‘ll Prêmio Brasil de teses e dissertações sobre futebol e defesa dos direitos do torcedor 2021’.

A portaria SEESP/MC de nº 26, de 5 de fevereiro de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na seção 2, nº 27, nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro de 2021. A Comissão terá como presidente o senhor Wagner Barbosa Matias, da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos de Defesa dos Torcedores. Os demais membros são: Diogo Neto, Confederação Brasileira de Futebol; Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Júlio Arantes Azevedo, Universidade Federal de Alagoas; João Alberto Neves dos Santos, Universidade Federal Fluminense; Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco; Wilson Luiz Lino de Sousa, Universidade Federal de Goiás; Silvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais; João Cláudio Machado, Universidade Federal do Amazonas; Guilherme Pussieldi, Universidade Federal de Viçosa; Rodrigo Aquino, Universidade Federal do Espírito Santo; José Roberto de Maio Godoi Filho, Universidade Federal de Rondônia; Ary José Rocco Júnior, Universidade de São Paulo; e Juliano Fernandes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina.

A Comissão atuará até a data de 1º de março de 2021 e irá selecionar 16 trabalhos (oito teses e oito dissertações) em oito linhas de pesquisas. O objetivo é valorizar as produções científicas das inúmeras áreas do conhecimento sobre futebol e premiar os melhores estudos realizados em programas de pós-graduação das universidades brasileiras.

Premiação

Serão premiados com certificado e troféu os primeiros colocados em cada uma das oito linhas de pesquisa (aspectos pedagógicos do futebol e suas derivações; aspectos socioculturais do futebol e suas derivações; aspectos econômicos do futebol e suas derivações; aspectos físicos, psicológicos e nutricionais relacionados do futebol e suas derivações; gestão e administração do futebol e suas derivações; direitos do torcedor; formação profissional e gestão e metodologias de ensino para categorias de base), tanto para dissertações quanto para teses. Além disso, as três melhores dissertações e as três melhores teses serão publicadas na forma de livro (a partir da escolha feita por uma comissão de especialistas designada pela SNFDT).

“O projeto Academia e Futebol, que nós temos na FEFF/Ufam, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Vamos oferecer as escolinhas de futebol, como também vamos desenvolver vários projetos de pesquisas e cursos de capacitação e qualificação para profissionais que atuam no futebol. Por conta da coordenação deste projeto fui convidado a participar da comissão de seleção do ‘ll Prêmio Brasil de teses e dissertações sobre futebol e defesa dos direitos do torcedor’. O Prêmio busca valorizar a produção acadêmica no futebol e contribuir na formação do cidadão. A produção desse conhecimento permite que profissionais atuem na área”, informou o coordenador do projeto e professor do curso de Educação Física da FEFF, João Cláudio Machado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página