Página inicial > Últimas Notícias > Evento de encerramento do curso G-Suite for education acontece nesta sexta-feira, 18

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 16h45
  • Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 13h21

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

Na programação de encerramento ocorre a palestra “Ensino Híbrido e Novos Cenários de Aprendizagem que será proferida pela professora Carolina Fonseca da Extraclass/SP & Speed Lab Critt/UFJF com mediação do professor Renan Rodrigues do Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Amazonas (CED/Ufam). O evento ocorre nesta sexta-feira, 18, às 16, horário Manaus, que será transmitido pelo Canal do YouTube da Ufam.  Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=w1zV4hjhX9A

O curso G-Suite for education teve como objetivo possibilitar aos professores formação para a apropriação de ferramentas do Google Suite For Education, como suporte pedagógico às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação presenciais da Ufam. As Pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Gestão de Pessoas (Proeg/Progesp) realizam a segunda ação do Projeto “Formação para o Uso de Ferramentas do Google Suite for Education como Suporte Pedagógico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Graduação Presenciais da Ufam”.

O curso estava dividido em 4 turmas com uma carga horária de 30h, em que teve a participação  347 servidores onde foi realizado por meio do aplicativo Classroom (plataforma Google). Os professores que participaram do treinamento tiveram aulas voltadas para os aplicativos do G Suite do Google, sendo explorados os APPs Google Sala de aula, Google Drive (armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos), ferramentas de produtividade (Google Documentos (Docs), Google Planilhas, Google Apresentação (Slides) e Google Forms), ferramentas de Comunicação (Google Meet, Google Hangout e Google Chat), ferramentas e recursos de realidade virtual (Google Arts&Culture e Google Earth).

Para o professor David Lopes Neto, titular da Proeg, disse que “a formação de professores da Ufam por meio do Curso G Suíte proporcionou-lhes mais que usabilidade de ferramentas para educação, deu-lhes empoderamento  para o uso com eficiência de tecnologia na sala de aula”.  O pró-reitor garante que a Proeg no seu planejamento estratégico há um programa de formação continuada para docentes, ofertado anualmente que deve estar de acordo com a demanda do corpo docente, contexto e disponibilidade orçamentária e financeira.

G Suite For Education

É um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. Com o G Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensarem de forma crítica, trabalharem não só individualmente, mas de forma coletiva.

Sobre a palestrante

Carolina Fonseca é graduada em Ciências Biológicas pelo CES/JF e pós-graduação em Biotecnologia pela UEM-PR. Atuou como professora de Ciências no Ensino Básico. Além de apresentar vasta experiência em Educação, é fundadora da Extraclass, edtech já acelerada pela Future Education, em São Paulo-SP e CEO da ONG Labor Educacional.

Também apresenta um perfil empreendedor, é criativa para gerar novas soluções sendo premiada no Empreenda em Ação, programa de fomento ao empreendedorismo universitário em Minas Gerais e aprovada no Desafio Like a Boss do SEBRAE-SP. Participou de diversos programas de formação como o Go Minas do SEBRAE-MG e o Formação Empreendedora, antigo programa do Critt/UFJF. E atualmente coordena o programa de pré-incubação de startups, Speed Lab, do Critt/UFJF.