Página inicial > Últimas Notícias > Discentes do ISB publicam 4 capítulos em livro científico de publicação nacional

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h37
  • Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h46

Por Sebastião
Oliveira Equipe Ascom

Os discentes do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) publicaram quatro capítulos em livro científico do Centro Universitário São Camilo (ES), cujo título é “Compartilhando Evidências no Ensino de Saúde”.

Ao todo 146 pesquisadores publicaram na sua 10ᵃ edição os  projetos de pesquisa que conta com a participação de 4 autores do ISB/Ufam. O livro que foi editado pela Ecolegy Nature tem como organizador o professor e coordenador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo (ES), Nelson Coimbra Ribeiro Neto.

O organizador conta que a publicação do livro é de relevância e fundamental, pois, segundo ele, a obra não é apenas um compilado de trabalhos técnico-científicos do Centro, de acadêmicos e professores, mas abre portas para publicação para  pesquisadores de outras instituições do Brasil. Para o professor nos últimos anos há publicação de pesquisa de vários instituições do Brasil.

“Termos alunos do estado do Amazonas é tão importante quanto termos de outros estados do país, porque mostra a integração, a troca de conhecimento entre as instituições. A nossa expectativa é mantermos as publicações anuais e, agora no inicio de fevereiro iremos publicar uma chamada para divulgarmos trabalhos para a próxima edição de 2021”, completou Nelson Coimbra.

O professor e orientador das pesquisas do ISB/Ufam, Hércules Campos, afirmou que “essa é uma obra tradicional de publicações em saúde organizada por uma instituição que é referência em saúde e cuidados que é o Centro Universitário São Camilo. O livro completa esse ano 10 anos de publicações e durante esse espaço de tempo temos alguns trabalhos aceitos”

Para o orientador, o ano de 2020, foi de desafios para todos, mas a nossa produção acadêmica se manteve mesmo durante o trabalho remoto devido a pandemia, o lançamento oficial do livro acontecerá de maneira on-line.

Capítulos publicados em 2020 e seus respectivos autores do ISB:

1.Cinesioterapia aplicada nas repercussões do
linfedema após mastectomia radical: um estudo de
qualidade metodológica - Amanda Araújo de Oliveira,  GleicyaraRamãAraujo, Henrique Samuel AuanarioChota, Kelvin Furtado Silva,

Lorena Forte Leão e Hércules Lázaro Morais Campos.

2.Cinesioterapia aplicada ao paciente após
prostatectomia radical: uma análise de qualidade metodológica: Claudia Melo Canto, Iasmim Rodrigues dos Anjos, José Carlos Marinho Torres, Natália Martins Barreto,  Higo da Silva Lopes e Hércules Lázaro Morais Campos.

3.Perfil epidemiológico da gestante com sífilis no município de aracruz-es: Yandra Alves Prestes, Regiany Silva Calassara, Lívia Serra Selvatici e Hércules Lázaro Morais Campos.

4.Equoterapia pode ser aplicada em idosos? Uma
revisão integrativa na literatura: Yandra Alves Prestes; Angelne Dantas Chaves e Hércules Lázaro Morais Campos.