Página inicial > Últimas Notícias > Série ‘Retratos Ufam: desafios e possibilidades’ traz relatos de servidores sobre os desafios profissionais de 2020

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 15h22
  • Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 15h22

Está disponível, no canal do Youtube da TV Ufam, o primeiro capítulo da série ‘Retratos UFAM: desafios e possibilidades de 2020’. O material audiovisual é vinculado ao Projeto de Planejamento da Carreira (PPC), possui cinco capítulos e é construído com diversos atores da Ufam, que contam sobre suas experiências este ano, incluindo o trabalho remoto em suas áreas e os desafios e as possibilidades que vislumbram.

A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Desenvolvimento Social, ligada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CDS/DSQV/PROGESP), em parceria com a TV Ufam e apoio da Coordenação de Tradução (CTRAD) e marca o encerramento da atividade 2020. De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Social da Ufam, psicóloga Roberta de Lima, o primeiro capítulo foi lançado dia 14 de dezembro e em sequência, nos dias 15 a 18 de dezembro, os demais capítulos estarão disponíveis no canal da TV Ufam.

“A série foi pensada para o encerramento do ano do Projeto de Planejamento da Carreira, que é desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento Social. Este projeto foi formulado em 2019 e objetiva estimular o planejamento da carreira e da aposentadoria, a partir de uma perspectiva transversal e interdisciplinar. No seu planejamento inicial, ele ocorreria em seis módulos de forma híbrida, com atividades presenciais e via Moodle. O primeiro módulo ocorreu em novembro de 2019. Entretanto, com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais na Universidade, a Coordenação teve que remodelar o projeto tanto no formato quanto no conteúdo. Assim, os cinco módulos restantes transformaram-se em ciclos de palestras e passaram a ser transmitidos de forma virtual, no canal da TV Ufam no Youtube. O primeiro e o segundo ciclo de palestras aconteceram nos meses de outubro e novembro e os seguintes acontecerão nos meses de fevereiro, março e abril de 2021. Então, a equipe sentiu a necessidade de agregar um conteúdo ao projeto que pudesse fechar o ano e, ao mesmo tempo, mostrar quantas transformações a Universidade passou neste ano, surgindo, assim, a série Retratos UFAM: desafios e possibilidades de 2020”, explicou.

A coordenadora lembrou ainda que tanto a escolha dos convidados como o conteúdo trazidos por estes nos vídeos contemplam a Universidade como um todo, apresentando tanto os obstáculos enfrentados como as potencialidades percebidas. “Falo por toda a equipe que nós ficamos muito satisfeitas com essa série. Acredito que ela deu o fechamento necessário para as nossas atividades neste ano”, destacou.

O perfil pode ser acessado AQUI ou no site do DSQV. Segundo a coordenadora, esse é um instrumento valioso, para conhecer a realidade de trabalho do público para o qual a Coordenação desenvolve trabalhos. “Você, servidor, pode reservar uns minutinhos e contribuir com a construção de uma Ufam mais humanizada em suas relações e condições de trabalho. O link vai ficar disponível até janeiro e para responder ao formulário, não é necessário solicitar acesso para editar, botão disponível na página do formulário. Basta ler o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aceitar ou não e clicar no botão iniciar", finalizou.