Página inicial > Últimas Notícias > Validações das credenciais dos eleitores aptos para a Consulta Eleitoral dos novos membros dos Conselhos Superiores ocorrem até dia 11

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 16h12
  • Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 09h07

O pleito será online, das 7h às 20h, dia 15 de dezembro

Discentes de Graduação, Pós-Graduação (Stricto Sensu), residentes do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), além dos servidores do quadro da FUA, ativos e aposentados, têm até amanhã, 11, para validar suas credenciais de participação na Consulta Eleitoral para os novos membros dos Conselhos Superiores. A validação ocorre AQUI e é importante que todo o eleitor faça o teste para assegurar que o login e senha funcionarão no dia do pleito. O login e a senha são os mesmos utilizados no E-campus ou SEI.

A consulta ocorre, dia 15 de dezembro, das 7h às 20h, online, por meio do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) na página da Comissão Eleitoral. De acordo com o presidente da Comissão, professor Jorge Campos, a mediação online pode ampliar a participação da comunidade acadêmica. “Por ser uma eleição online e, em geral, as pessoas têm internet em casa ou no celular, elas poderão participar do processo eleitoral. É democrático e destaco que todos, em especial os nossos colegas aposentados, poderão participar do pleito de forma segura, fácil e interativa. Nós convidamos a toda a comunidade acadêmica apta a votar para fazer parte desse momento importante de escolha daqueles que vão pensar e decidir sobre o destino da nossa Universidade. Nossa expectativa é que haja uma participação massiva devido a votação online”, enfatizou.

O professor lembrou ainda que esse é o primeiro pleito nesses moldes. “Entendemos a nossa responsabilidade, enquanto Comissão Eleitoral, por estarmos fazendo a primeira consulta à comunidade acadêmica para os novos membros dos Conselhos Superiores de forma virtual. Essa experiência pode servir de base para futuros pleitos”, disse.

O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), servidor Jorge Carlos Magno, explicou que o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) está disponível desde outubro de 2011 no Portal de Software Público. “A opção pela utilização deste software da Ufam reflete a busca à eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade. O sistema SAELE é um sistema consolidado, e esperamos disponibilizar mais esse serviço digital de forma a atender a esse processo de forma eficiente, rápida e segura na Universidade”, disse.

Sobre o SAELE

O Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as etapas do processo são geração de lista Preliminar de docentes, técnico administrativo e discentes aptos ao voto; validação da Relação de eleitores aptos ao voto pela Comissão; carga e conferência de eleitores validados pela Comissão no Sistema SAELE; preparação e configuração para simulação da Comissão do sistema SAELE; simulação e validação do Sistema com carga de eleitores pelas Unidades e Comissão e realizar zerésima em conjunto com a Comissão Eleitoral e disponibilização do sistema para processo eleitoral.

Sobre a Consulta

Foram homologadas duas inscrições da comunidade externa, 30 inscrições de técnico-administrativos em educação, 48 candidaturas docentes, 44 candidaturas discentes e foram indeferidas sete inscrições. Confira todas as Inscrições de Candidaturas Homologadas.

Serão escolhidos para atuação junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) 23 representantes docentes, sendo um representante de cada unidade acadêmica; nove representantes discentes; nove representantes do corpo técnico-administrativo e dois representantes da sociedade civil. Para atuação junto ao Conselho de Administração (CONSAD), serão escolhidos quatro representantes discentes e sete representantes do corpo técnico-administrativo. Já para atuação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) serão escolhidos sete representantes discentes e quatro representantes do corpo técnico-administrativo. Além dos titulares escolhidos, serão considerados suplentes de cada categoria, em ordem decrescente de votos, os candidatos que não obtiverem classificação para ocupação da vaga.

De acordo com o Edital de Chamamento Público nº 30/2020, no dia 22 de dezembro, será enviado ao Presidente do Consuni o resultado do pleito. Mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo de eleição devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.