Página inicial > Últimas Notícias > FCF doa mil litros de álcool gel para pleito de segundo turno em Manaus

FCF doa mil litros de álcool gel para pleito de segundo turno em Manaus

• Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h31
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h32

Ao todo, 2 mil frascos de 500 ml de álcool gel foram doados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) ocorrido nesta quinta-feira, 25, ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE/AM). A FCF teve participação efetiva na eleição do primeiro turno para as prefeituras dos municípios do estado do Amazonas, doando cerca de 2 mil litros de álcool gel.

A solicitação realizada pelo TRE/AM para apoio do próximo pleito ocorreu no momento de entrega do material no primeiro turno, e, nessa segunda doação, o pessoal responsável daquele tribunal fez a logística, encaminhando para os seus devidos locais de votação, conforme o vice-diretor da FCF, professor Antônio Batista da Silva que relatou que os recursos para a produção desse material teve origem no projeto “Produção de álcool gel e líquido glicerinado a 70%”, financiado com recursos do Ministério da Educação (MEC) para as Universidades Federais no combate a pandemia do covid-19.

O professor conta ainda que a produção do álcool gel e líquido 70% foi divida entre FCF e Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), tendo à frente a professora Karime Bentes. Ele explicou que, na segunda entrega, a FCF doou mil litros de álcool gel e o Departamento de Química doará mil litros de álcool 70, para entrega posterior.

O docente informou que já foram produzidos 2.850 litros de álcool gel e líquido 70, distribuídos tanto para a comunidade interna da Ufam, a conservadora e a empresa de segurança que atuam na Universidade, quanto para outras instituições como o INPA, a Fundação Felipe Smaldone, a Casa Irmãs Sagrado Coração, Arquidiocese de Manaus, entre outras.

Nesse sentido, o vice-diretor disse que o projeto visa atender parte do sistema de saúde, uma vez que é inviável uma produção em larga escala, com uma produção industrial, mas na produção em pequena escala, o material tem a finalidade de atender e ajudar somente ao combate a pandemia do covid-19.

Para Antonio Batista, essa ação é muito importante para a sociedade. “A Ufam é uma instituição de ensino público que tem prestado grandes serviços à sociedade, acho que a nossa função maior e uma das principais importâncias, é a formação e preparo do cidadão, dos egressos que irão atuar na sociedade. Então, esses alunos ao sair da Universidade vão trabalhar nas diversas áreas das quais foram formados”, finalizou o vice-diretor da FCF.