Página inicial > Últimas Notícias > PPGE promove XIX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação

• Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 15h38
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 15h45

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, promove o XIX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Seinpe) e, paralelamente, o II Encontro Pan-Amazônico de Educação com o tema “Educação, Formação e Pesquisa na Pan-Amazônia em cenário pandêmico: o papel da universidade na promoção dos Direitos Humanos”. O evento terá dois momentos distintos: o primeiro ocorre no período de 7 a 10 de dezembro de 2020, com a abertura solene, mesas-redondas, conferências, sessões especiais e salão dos egressos, entre outras atividades. O segundo momento ocorre no período de 10 a 12 de março de 2021, com apresentações de trabalhos no formato de pôster, comunicação oral e trabalhos artísticos. A versão deste ano será virtual em razão da pandemia do novo coronavírus.

O Seinpe vem traçando uma tradição no estado do Amazonas, desde 1999, na direção da promoção de um amplo diálogo sobre as questões educacionais e a agenda de pesquisa que tem se desenhado nos cenários local, nacional e internacional nas duas últimas décadas. Os docentes, técnico-administrativos e discentes da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) protagonizam há dezoito edições o encontro entre diferentes atores educativos e escolares, propiciando trocas constantes de experiências, ideias e resultados de pesquisas que, por sua vez, expressam e fortalecem o pensamento educacional que vem sendo desenvolvido na região.

Nesse sentido, a edição proposta para o ano de 2020, que ocorrerá paralelamente ao II Encontro Pan-Amazônico de Pesquisa em Educação (Epaed), toma para si a responsabilidade de dar continuidade a tal tarefa de construir um espaço democrático de partilha, reflexão e discussão dos conhecimentos produzidos a partir da pesquisa educacional, bem como suas implicações para o enfrentamento cotidiano dos problemas que se colocam para a realidade social e educativa do estado.

“O evento já tem uma tradição na agenda do PPGE e da comunidade acadêmica mais ampla ligada à área da Educação no Amazonas e em estados vizinhos. A edição de 2020, em função do contexto pandêmico, será realizada no formato virtual e dividida em dois momentos. Compreendemos que a decisão de realizar o XIX Seinpe e o II Epaed neste momento da pandemia sinaliza nosso compromisso científico e político de debater a situação educacional na Amazônia em um momento tão difícil como o que atravessamos, não nos furtando da responsabilidade de pensar nas consequências que já estamos a sentir nos contextos educacionais mais variados. Nossa expectativa, afinal, é construir um espaço plural, democrático e inclusivo para possibilitar reflexões, diálogos, trocas e compartilhamentos com estudantes da graduação, da pós-graduação, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior e demais profissionais ligados à educação formal e não-formal”, afirmou a coordenadora do evento, professora Camila Silva.