Página inicial > Últimas Notícias > FAPSI- Professora Iolete Ribeiro da Silva é promovida a titular

FAPSI- Professora Iolete Ribeiro da Silva é promovida a titular

• Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 15h36
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h00

A professora e diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/Ufam), docente Iolete Ribeiro da Silva, na tarde desta quinta-feira, 26, defendeu Memorial Acadêmico, por meio de videoconferência, como requisito para promoção à classe de professor titular da Ufam.

A Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos professores Arminda Mourão, como presidente; Acácia Angeli Santos (Universidade São Francisco); Vera Vasconcelos (Universidade Estadual Rio de Janeiro). Os suplentes são Selma Baçal (Universidade Federal do Amazonas) e Maria Inês Gasparetto Higuchi (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

O trabalho retomou a trajetória profissional, acadêmica e pessoal da docente, trazendo pontos como a vida antes da Universidade, contribuições para a psicologia na Amazônia, projetos de extensão com inserção social a nível regional e nacional, resultados de trabalho de pesquisa, produções intelectuais, bibliográficas, livros, coletâneas, participações de bancas, orientações, comissões e apresentações de trabalho, além da experiência em gestão.

Segundo a professora Iolete Ribeiro da Silva revisitar os acontecimentos e vivências dos últimos dez anos de atuação na Ufam mobilizou muitas reflexões. “Não encaro essa tarefa apenas como o atendimento de uma exigência administrativa da Universidade, mas como uma oportunidade para ampliar os sentidos da minha estada neste planeta. E rememorar trouxe à tona as emoções experimentadas em cada desafio enfrentado, trabalho realizado e aprendizagens construídas ao longo desse percurso, bem como possibilitou ressignificar muitas vivências. Esse memorial se constitui em um exercício reflexivo sobre alguns momentos significativos que a seletividade da minha memória possibilita realizar, em especial nesse contexto em que o mundo passa pela pandemia de covid-19”, enfatiza a professora.

Durante a videoconferência, a docente agradeceu presença da Comissão e lembrou que ingressou na Ufam em 2002, inicialmente no Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED), depois no Departamento de Psicologia (DEPSI) da mesma faculdade. Em 2009, o DEPSI se transformou na Faculdade de Psicologia. No ano de 2005 foi credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

“Nesses 18 anos de Universidade busquei construir minha formação profissional aliando a produção intelectual com inserção social por entender que a Universidade tem um compromisso com a sociedade, que além de formar profissionais de ensino superior e produzir conhecimentos científicos, deve assumir um papel político e estar próxima da comunidade na luta por políticas públicas universais que promovem o bem, viver. O próximo passo é continuar trabalhando e contribuindo para a área visando a construção do curso de doutorado em Psicologia no Amazonas”, finalizou a professora titular.

Sobre o professora
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é diretora da Faculdade de Psicologia da Ufam (2012-2016, 2017-2021). Bolsista Produtividade CNPq 2. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional (2018-2020). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. É Conselheira (2017-2020) e Presidenta (2020) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes. Integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (2020-2022). Integrante da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira – REDEJUBRA. Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - FORUM DCA (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), Integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019), Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20a Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012). Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade.