Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia realiza palestra ‘Interface entre Educação Popular e Educação Indígena’
Início do conteúdo da página

I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia realiza palestra ‘Interface entre Educação Popular e Educação Indígena’

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h48 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h48 | Acessos: 1079

A coordenação do Programa ‘Residência Pedagógica (RP) – Subprojeto Filosofia’ convida a comunidade acadêmica da Ufam e de outras instituições de ensino, que desenvolvam atividades de formação de professores, para a palestra intitulada ‘Interface entre Educação Popular e Educação Indígena’ que será proferida pela acadêmica de Pedagogia da Ufam, Raidrine Moçambite Viana, nesta quinta-feira, dia 19, no auditório Rio Alalaú, na Faculdade de Educação (Faced), das 9h30 às 12h. A atividade (que conta como carga horária complementar) faz parte da ‘I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia’, que começou no dia 15 de agosto e encerra no dia 10 de outubro de 2019, com um encontro por semana.

O tema da palestra, proferida pela estudante Raidrine Viana, é de grande relevância na formação de professores, pois tem como eixo central a questão da práxis dialógica, categoria de ação que norteia o ensino de Filosofia e base conceitual para a Filosofia da Educação. Trata-se de um pensar sistemático sobre a filosofia e a educação que tem como consequência a teoria ancorada na prática e a prática fundamentada na teoria.

Somente o debate público, com um filosofar crítico e criativo, com espaço para a dialogicidade, será capaz de estabelecer a relação professor-aluno norteada pelo princípio da humanização. Apenas desta forma teremos uma educação filosófica autônoma e libertadora.

Considerando que a filosofia significa 'amizade pelo conhecimento' e que o filósofo é o 'amigo do saber', o evento pretende estabelecer um diálogo que retome os primórdios da Filosofia, fazendo uma conexão com a conjuntura atual. Sendo assim, só ocorre as mudanças desejadas na prática, se interpretamos teoricamente a realidade, mesmo reconhecendo que há uma ausência de políticas públicas de estado adequadas para uma formação humanizadora, capaz de possibilitar o exercício da emancipação, ao invés de um estado de barbárie, que parece se instalar com as atuais políticas de governos alinhados à política do mercado financeiro, em detrimento dos direitos dos trabalhadores (que com sua mão de obra, dão sustentação à economia do País).

É necessário que a educação seja a pauta prioritária, como política de Estado e não de Governo. Esta educação deve estar ancorada na compreensão de que sem se educar, o ser humano inviabiliza a sua própria felicidade e humanização. Daí a importância da compreensão e vivência com a práxis.

A ideia de práxis que aqui mencionamos foi vivenciada de forma exemplar pelo educador brasileiro Paulo Freire (patrono da educação no Brasil), referência internacional, o terceiro pensador mais citado pelo mundo.

Neste contexto, a palestra da estudante Raidrine Viana traz como principal referencial teórico a obra de Paulo Freire, tendo como ponto de partida o resultado de duas pesquisas realizadas pela expositora, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas  ‘A Pedagogia de Projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-Ykua’ e ‘As concepções de Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire na experiência do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais  (NEPE/Faced-Ufam (1989-2017): contradições, perspectivas e atualidade do legado’.

As duas pesquisas são bastante robustas e seus resultados serão apresentados na palestra; a pesquisadora fez um mergulho profundo, tanto nos fundamentos teóricos (para nortear suas reflexões e ações), quanto na vivência da prática educativa, na perspectiva de transformação da realidade social (para dar sustentação às suas leituras e críticas), com muita responsabilidade e comprometimento e deste modo, consolidando o exercício da práxis formativa de professores.

O que está acontecendo na jornada de Filosofia é por demais relevante e significativo. Daí a importância de compartilhar a experiência vivida na Jornada Residência Pedagógica de Filosofia com a comunidade acadêmica da Ufam (e a comunidade de uma forma geral); bem como ouvir as ponderações dos participantes nos debates das nossas atividades. A socialização do conhecimento de forma dialógica é extremamente formidável, para que possamos pensar e agir na perspectiva de ações diferenciadas no âmbito da Educação de uma forma geral e da Filosofia, de modo particular.

Na abertura de cada atividade, é realizada uma declamação coletiva de um cordel (produzido semanalmente por integrantes da coordenação da I Jornada RP Filosofia).  O objetivo do cordel é trazer as linhas gerais de cada apresentação de forma poética, usando o método da sensibilização filosófica, falando da Filosofia e seu ensino, de forma simples, sem ser simplista nem banal e corriqueiro.

 

Perfil da acadêmica Raidrine Moçambite Viana

Raidrine Moçambite Viana é acadêmica de Pedagogia da Ufam. É uma jovem bastante comprometida com a formação humana, atuando em várias frentes na defesa dos direitos sociais, entre eles, o feminismo e a educação pública, democrática, autônoma e de qualidade. É integrante do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), um núcleo que discute e vivencia os princípios da Educação Popular de Paulo Freire. Tem trajetória acadêmica e de vida exemplar, pelo seu empenho no campo social e educacional, espírito de liderança e vivência com o verdadeiro exercício da práxis educativa.

A palestrante também integra a equipe de coordenação desta Jornada RP Filosofia e milita no movimento estudantil da Ufam. Representa muito bem um modelo do protagonismo estudantil, objetivo central da I Jornada RP Filosofia, que é demonstrar o protagonismo estudantil, a partir de estudos, pesquisas, produção de textos, material didático, que tratem da interface entre a Filosofia e a Educação, em articulação com as discussões e produções nos níveis fundamental, médio e superior.

Convém ressaltar que foram os estudantes de Filosofia que pautaram esta Jornada RP Filosofia, a partir das suas vivências nas escolas, durante a atuação da Residência Pedagógica e nas pesquisas sobre ensino, em uma articulação dialógica com a coordenação da RP Filosofia com a participação da palestrante nesta articulação. O eixo central de todos os trabalhos perpassa pela categoria da práxis do ensino, proposta por Paulo Freire, em que há o processo de reflexão, ação e reflexão.

Recentemente, Raidrine Viana publicou a pesquisa “A Pedagogia de Projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-Ykua” na Revista Amazônida da Faculdade de Educação da Ufam. Recebeu o título de Menção Honrosa, quando apresentou o relatório final deste projeto no Conic/Ufam de 2018.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página