Página inicial > Últimas Notícias > ICMBio/CEPAM e Ufam debatem sobre a conservação da Amazônia

ICMBio/CEPAM e Ufam debatem sobre a conservação da Amazônia

• Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 14h49
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 14h52

No dia 26 de novembro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sediado na Ufam, em celebração aos seus 14 anos, realizará seminário virtual para discutir sobre ações para a conservação da biodiversidade amazônica.

Os principais objetivos do evento são: a) divulgar amplamente ações que contemplam pesquisas científicas para a conservação da biodiversidade e esforços para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia, realizadas pelos palestrantes, com ênfase nas atividades em áreas protegidas; b) fortalecer parcerias entre o ICMBio/CEPAM e a Ufam, no âmbito do Termo de Cooperação Técnica-Científica – TCTC celebrado pelas duas instituições.

Com foco nos aspectos ambientais e sociais da Amazônia, o evento contará com a palestra de professores da Ufam e pretende divulgar iniciativas realizadas em conjunto entre ICMBio/CEPAM e a Universidade. Serão debatidas ações para conservação de espécies ameaçadas; estudos socioambientais no Programa de Estudos Ecológicos de Longa Duração – Diversidade da Várzea (PELD –DIVA); impactos de incêndios sobre a biodiversidade amazônica e pesquisa hidrológica em Unidade de Conservação (UC) do baixo Rio Negro.

Segundo Rafaela Vicentini, analista ambiental e coordenadora do CEPAM, o evento tem o objetivo de dar maior visibilidade às ações de conservação que vem sendo desenvolvidas mediante esta parceria e identificar potenciais iniciativas.

O evento será virtual e aberto para o público em geral. As inscrições serão realizadas através do link https://forms.gle/yUaHxJi2RZrH4VkJ6, com a emissão de certificado aos interessados.