Página inicial > Últimas Notícias > INC e LabPVE oferecem curso online gratuito para produção e edição de vídeo usando aplicativos de celulares

• Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h39
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h48

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O projeto ‘Cine Club Itinerante no Alto Solimões: filmes e documentários em casa em tempos de isolamento social do Covid-19’, do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC), em parceria com o Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pelo professor Josias Pereira, está com inscrições abertas para o Curso de Metodologia PVE – Edição de Vídeo Prática, completamente gratuito.

Os interessados devem acessar o link http://forms.gle/nmjviMHoxEof25BM8, até a quinta-feira, dia 12, e fazer sua inscrição. São 150 vagas gratuitas e os que obtiverem 75% de frequência recebem certificado. O LabPVE tem a missão de incentivar professores da Educação Básica na produção de vídeos dentro do espaço escolar. A metodologia PVE contribui no fazer vídeo ser um processo pedagógico dentro da realidade de alunos e professores da educação.

O projeto Cine Club Itinerante no Alto Solimões busca fomentar parcerias educativas e culturais para o desenvolvimento de projetos de cinema e educação contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável para reduzir as desigualdades sociais, o cuidado com a saúde por meio do isolamento social e uma educação que promova o diálogo por meio das imagens fílmicas com a promoção do curso. A iniciativa faz parte das ações da linha de pesquisa Cinema, Educação e Temas Contemporâneos por meio do projeto de extensão coordenado pelo professor Josenildo Santos de Souza, do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O ‘Curso de Metodologia PVE – Edição de Vídeo Prática’ tem o objetivo de capacitar professores em edição básica utilizando aplicativos de celulares simples. O público alvo são professores da Educação Básica interessados em produzir vídeos educativos usando a metodologia PVE – Edição Parte 1, entretanto qualquer pessoa poderá participar.

O curso será totalmente online e realizado no período de 16 de novembro de 2020 a 15 de dezembro de 2020, distribuído em módulos: 1º módulo – audiovisual básico (16 a 21 de novembro de 2020); 2º módulo – animação (23 a 28 de novembro de 2020); 3º módulo – vídeo foto (30 de novembro a 5 de dezembro de 2020); trabalho final (5 a 15 de dezembro de 2020). Informações poderão ser obtidas no e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.