Página inicial > Últimas Notícias > ICB realiza abertura da ‘XI Semana Acadêmica do ICB’, com o tema “50 anos: conectando vidas e histórias"

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h19
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 16h16

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) realizou nesta manhã de segunda-feira, 9, a abertura da ‘XI Semana Acadêmica do ICB’. Com o tema ‘ICB 50 anos: conectando vidas e histórias’ a semana ocorre a partir desta segunda-feira, (9), e se estende até a sexta-feira, dia 13, com uma vasta programação, com destaque para a palestra de abertura da Semana intitulada “50 anos: conectando vidas e histórias", proferida pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sandra Selles, com mediação da professora Elizandra Vasconcelos (ICB/Ufam), pelo canal do ICB no youtube.

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e a diretora do ICB, professora Rozana Galvão, o vice-diretor, professor Fernando Maques, a coordenadora da Semana, professora Cinthya Iamile, o vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas diurno, professor Diego Sotero, a vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas noturno, professora Nádia Gomes, a coordenadora de Ciências Naturais diurno, professora Irlane Maia e o coordenador do curso de Biotecnologia, professor Cleberson Ramos compuseram a mesa de abertura.

Com uma vasta programação incluindo minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, concursos, o evento será transmitido totalmente online. Profissionais locais, regionais e nacionais participam do evento comemorativo.

“Desde 1970 o Instituto vem contribuindo de forma significativa na formação acadêmica de licenciados e bacharéis (biólogos, cientistas naturais, biotecnólogos), mas também participamos da formação de diversas outras áreas do conhecimento (Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Agronomia,Odontologia, Psicologia, entre outras). São muitas gerações que passaram pelo ICB. A importância deste evento, no ano em que comemoramos 50 anos de existência, está ligada com a construção de novos conhecimentos e com a promoção de valorosos encontros entre o universo acadêmico e as diversas características que compõem o nosso cenário amazônico. Esperamos que este evento contribua na construção de grandes aprendizados nesse momento ímpar”, afirmou a coordenadora do evento, Cinthya Iamile.

Em sua fala, o reitor Sylvio Puga desejou aos organizadores da Semana e, aos participantes, um excelente trabalho. “Quero louvar o trabalho dos organizadores do evento. A semana acadêmica em si mesma é um momento de interação da unidade acadêmica com os diversos atores da sociedade que a compõem. Sempre falo que a semana acadêmica é um evento muito especial para a Universidade porque é um momento de celebração. Esta Semana é muito mais que especial porque ela celebra os 50 anos do ICB que tem toda uma trajetória vitoriosa ao longo desses anos na formação de profissionais de excelente qualidade. Esta semana se reveste de uma característica toda especial, por todas as condições que são dadas, um momento de celebração. O formato virtual, em função da pandemia, é um recurso que leva a semana para o mundo e marca um período histórico”, destacou o reitor, Silvio Puga.

A diretora do ICB, Rozana Galvão, destacou o trabalho da comunidade acadêmica na construção da unidade ao longo dos anos. “A semana homenageia todos os atuais e ex-servidores da Instituição. Fizemos o vídeo com um mosaico de fotografias das pessoas que construíram e constroem o ICB. A participação de docentes, técnicos e discentes promoveram a construção da unidade acadêmica ao longo de 50 anos. Quero parabenizar a todos”, disse a diretora.