Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cecane/Ufam realiza assessoria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado do Amazonas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cecane/Ufam realiza assessoria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado do Amazonas

  • Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 16h12
  • Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 16h27
  • Acessos: 1127

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam) realiza, desde agosto de 2020, assessoria e monitoramento às entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Amazonas, conforme proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de videoconferência para 13 municípios.

Até o momento foram assessorados os municípios de Humaitá, Silves, Manaquiri, Autazes, Presidente Figueiredo e Apuí. Como as atividades presenciais estão suspensas, em razão da pandemia, as atividades junto aos municípios foram realizadas por meio de videoconferência (ferramenta Google Meet), contudo por conta da instabilidade de internet e impossibilidade de participação de alguns municípios por meio desta ferramenta, houve a necessidade de firmar parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) para transmissão das atividades da assessoria e formação para escolas polo de ensino tecnológico dos municípios selecionados previamente pelo FNDE.

As atividades de assessoria têm duração de três a cinco dias através de reuniões específicas remotas com o secretário de educação, nutricionista responsável técnico, Conselho de Alimentação Escolar, Agricultores Familiares, setor de compras e Comissão de Licitação, entre outros. São aplicados ainda questionários para conhecer o trabalho desses atores sociais envolvidos com a execução da alimentação escolar naqueles municípios; é feita também a análise de documentos tais como cardápios, processos licitatórios e materiais do controle social com posterior orientação acerca das constatações evidenciadas, e ao fim desse período, é apresentado e entregue ao município um relatório preliminar visando a melhoria das condições encontradas.

A cada três municípios assessorados são realizados encontros de formação para os atores envolvidos na execução do PNAE, destinado a municípios assessorados e municípios próximos que são convidados previamente, por videoconferência. Os agentes do Cecane da Ufam realizam as atividades da assessoria e formação em um estúdio no Cemeam, no município de Manaus, e a equipe do Centro de Mídias realiza a transmissão aos municípios. Para que as reuniões e a formação aconteçam de forma positiva e respeitem as normas de segurança para a prevenção da pandemia do novo coronavírus, os agentes entram em contato com as coordenadorias regionais da Seduc-AM e com os participantes da assessoria e formação por meio de ferramentas como o aplicativo WhatsApp, telefone e e-mail, informando a programação, local e orientações de acesso a videoconferência e, sobretudo, referente ao limite do quantitativo de pessoas que poderão participar das atividades para evitar aglomerações, com uso de máscara, distanciamento e demais normas para a prevenção contra a covid-19.

“A parceria tem dado certo, os municípios correspondem participando e interagindo por meio de chat ou perguntas e respostas em tempo real. Até o presente momento o Cecane/ Ufam, em parceria com o Cemeam, realizou cinco assessorias, sendo estas aos municípios de Autazes, Presidente Figueiredo, Apuí, Anamã e Carauari e um encontro de formação aos atores sociais do PNAE, que contou com a participação de 17 municípios. Neste mês já temos agendado assessoria ao município de Itamarati e um encontro de formação que acontece nos dias 19 e 20 de novembro”, afirmou a coordenadora do Cecane da Ufam, Celsa da Silva Moura Souza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página