Página inicial > Últimas Notícias > Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música promove o ‘XXX Congresso da ANPPOM’ em formato online no mês de dezembro

• Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 08h59
  • Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 09h01

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), juntamente com a comissão organizadora de Manaus, realiza no período de 7 a 11 de dezembro de 2020 o ‘XXX Congresso da ANPPOM online’.

A diretoria da Associação, em parceria com a comissão organizadora local, informa que o evento será em formato online em todas as suas modalidades, considerando o Plano de Biossegurança da Universidade Federal do Amazonas, que proibiu até o dia 31 de dezembro deste ano qualquer evento presencial em razão da pandemia pelo covid-19.

Os coordenadores de simpósios e de subáreas, bem como os autores e coautores em breve serão informados a respeito do uso das plataformas online disponíveis para a realização do Congresso.

Na programação constam simpósios e grupos temáticos com temas relacionados a pesquisas sobre a música em suas mais diversas manifestações.

A ANPPOM tem como objetivos incentivar a pesquisa e a formação de pesquisadores e de pós-graduados em música; congregar e estimular a interação entre os cursos brasileiros de pós-graduação em música; atuar e representar os interesses da área junto às agências de fomento a pesquisa e pós-graduação; como também promover eventos científicos, objetivando a divulgação e o intercâmbio de trabalhos na área, entre outros.

Histórico da ANPPOM

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) foi fundada em 1988, como sociedade civil sem fins lucrativos, com o intuito de promover e consolidar a pesquisa e a pós-graduação em música no país. A ideia da criação foi consolidada durante o Simpósio Nacional sobre a Problemática da Pesquisa e o Ensino Musical (SINAPEM), realizado em 1987, na Universidade Federal da Paraíba, com o propósito de discutir a formação musical no país, em todos os seus níveis. O Simpósio contou com a participação de diversas instituições de Ensino Superior e instituições de ensino de música, além de representantes do CNPq, da CAPES e de secretarias dos Ministérios da Educação e da Cultura. Dentre as propostas resultantes do SINAPEM estava a criação de uma Sociedade Brasileira de Educação e Pesquisa Musical. A proposta foi encaminhada ao CNPq, em setembro de 1987, e, em abril de 1988, foi realizada, em Brasília/DF, a reunião de fundação da ANPPOM, sob os auspícios da Direção de Ciências Humanas e Sociais do CNPq.
A primeira presidente da ANPPOM, eleita pelos associados fundadores, foi a professora Ilza Nogueira, da Universidade Federal da Paraíba (FPB).