Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programas de Pós-Graduação da Ufam divulgam editais de exame para seleção/2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programas de Pós-Graduação da Ufam divulgam editais de exame para seleção/2021

  • Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 16h54
  • Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 12h09
  • Acessos: 8931

Os cursos de Mestrado e Doutorado de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgam editais de exame para seleção/2021. As inscrições devem ocorrer de acordo com o cronograma de cada Programa, veja a seguir:

PPGCASA

A inscrição para o exame de seleção/2021 para mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) ocorre de 02 a 21 de janeiro de 2021. Conforme os editais de mestrado e doutorado, as inscrições serão efetuadas por meio do Formulário Eletrônico de Inscrição próprio obtido no endereço www.ppgcasa.ufam.edu.br, com anexo os demais documentos, em um único arquivo em PDF, para a coordenação do PPGCASA no endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EDITAIS MESTRADO E DOUTORADO

De acordo com o edital para o curso de Mestrado são ofertadas 20 vagas regulares e 4 (quatro) vagas suplementares. Já o edital para o curso de Doutorado, são oferecidas 12 vagas regulares e 3 vagas suplementares em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

O PPGCASA dispõe da Área de Concentração Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, com as seguintes Linhas de pesquisa para ambos os cursos, tanto de mestrado quanto de doutorado: 1-Conservação dos Recursos Naturais - Identificação, Avaliação e análise dos fenômenos biofísicos e ecológicos e das formas e processos socioeconômicos e étnicos no acesso e manejo dos recursos naturais nos diferentes ecossistemas da Amazônia, 2-Dinâmicas Socioambientais: Identificação e entendimento das dinâmicas ambientais e os efeitos dos projetos de desenvolvimento para a região, visando à produção de conhecimento e proposição de instrumentos, ferramentas, processos, tecnologias e modelos de gestão ambiental.

Mais informações no site da Propesp

 PPGGEO

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) abre inscrições para o processo de seletivo do curso de Mestrado, no período de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021, que serão efetuadas através do formulário de inscrição obtido na página da Propesp ou em www.ppggeo.ufam.edu.br  devidamente preenchido e assinado. Telefone para contato: (92) 99128-6351. Os candidatos deverão enviar o formulário preenchido, assinado e digitalizado no formato PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. É obrigatório, juntamente com o formulário de inscrição, incluir em formato PDF documentação, conforme edital.

EDITAL AQUI

Serão ofertadas para o Curso de Mestrado em Geociências 10 vagas regulares e 2 suplementares que visam atender à Política de Ação Afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

O PPGGEO dispõe de única linha de pesquisa: - Processos Geológicos e (Paleo) Ambientais dos Sistemas Litosfera e Hidrosfera na Amazônia Ocidental: nesta linha estão concentrados estudos de temas relacionados à hidrogeologia, geomorfologia fluvial, metagênese e evolução crustal de terrenos cristalinos polideformados, processos de transporte e sedimentação em rios e lagos, reconhecimento e caracterização de estruturas geológicas de importância regional e local, além de caracterização de ambientes contaminados (solos, sedimentos ou mananciais hídricos).

Mais Informações no site da Propesp

PPGEOG

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) realiza inscrições para o exame de seleção ao curso de Doutorado, das 00h do dia 04 de dezembro às 23h59 do dia 14 do mesmo mês de 2020. As inscrições serão efetuadas através do formulário de inscrição obtido no endereço www.ppgg.ufam.edu.br ou na página da Propesp. Conforme edital, os demais documentos obrigatórios deverão ser preenchidos e enviados em formato PDF (alguns anexos poderão ser imagem) exclusivamente por via on-line para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

EDITAL AQUI

São ofertadas 14 vagas alocadas por Linhas de Pesquisa e orientador, sendo 8 de livre concorrência, e 6 com reserva para negros (pretos e pardos) autodeclarados, indígenas e pessoas com deficiência (PCD), destinadas a atender à Política de Ações Afirmativas da Ufam. O Programa apresenta as seguintes linhas de pesquisa: Espaço, território e cultura na Amazônia e Domínio da Natureza na Amazônia.

Mais informações no site da Propesp

Mestrado PPGEE

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), entre os dias 07 e 18 de dezembro (até o horário de 23h59), está com inscrições abertas para o curso de mestrado em Engenharia Elétrica. São ofertadas 29 vagas, sendo 24 vagas de ampla concorrência e cinco vagas destinadas a atender à política de ações afirmativas da Ufam para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiências (PCD), em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016

EDITAL AQUI 

As inscrições serão efetuadas por meio do formulário de inscrição obtido nos endereços eletrônicos http://ppgee.ufam.edu.br e Propesp. O PPGEE possui como área de concentração Controle e Automação de Sistemas com duas linhas de pesquisa: linha 1 - Sistemas Inteligentes e Microeletrônica e linha 2 - Sistemas de Controle e Automação Modernos.

Mais informações no site da Propesp

Doutorado PPGEE

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), entre os dias 07 e 18 de dezembro (até o horário de 23h59), está com inscrições abertas para o curso de doutorado em Engenharia Elétrica. São ofertadas 14 vagas, sendo 12 vagas de ampla concorrência e duas vagas destinadas a atender à política de ações afirmativas da Ufam para pessoas autodeclaradas pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências (PCD), em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

EDITAL AQUI

As inscrições são efetuadas por meio do formulário de inscrição obtido nos endereços eletrônicos http://ppgee.ufam.edu.br e Propesp. O processo de seleção para o doutorado compreenderá as seguintes etapas: I - Análise do Pré-projeto: eliminatória e classificatória e Etapa II:  Análise curricular dos candidatos - classificatória. O PPGEE possui como área de concentração Controle e Automação de Sistemas com duas linhas de pesquisa: Sistemas Inteligentes e Microeletrônica e Sistemas de Controle e Automação Modernos.

Mais informações no site da Propesp

Mestrado PPGAS

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), entre os dias 10/12/2020 e 12/01/2021 (até às 23h59 - horário de Manaus), está com inscrição aberta para o curso de mestrado em Antropologia Social. São oferecidas dez vagas regulares e três vagas suplementares, sendo duas destinadas a candidatos/as/es autodeclarados/as/es pretos/as/es e pardos/as/es e uma para pessoa com deficiência. Estas vagas poderão ser remanejadas entre as categorias, dependendo do número de candidatos/as/es aprovados/as/es e classificados/as/es em cada uma delas. As inscrições para o processo seletivo devem ser efetuadas, exclusivamente, por meio dos endereços eletrônicos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título: ‘Inscrição do Processo Seletivo 2020’.

EDITAL AQUI 

O PPGAS dispõe de quatro linhas de pesquisas: linha 1: Etnologia Indígena, Cosmopolíticas e Paisagens Amazônicas. Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas com ênfase na Amazônia - estudos de organização social e parentesco; cosmopolíticas e xamanismo; reflexividades indígenas; relação sociedade e ambiente; estudos afro-indígenas; Linha 2: Povos indígenas e povos tradicionais, territorialidades, políticas e movimentos sociais. Pesquisas etnográficas com povos indígenas e povos tradicionais direcionadas à compreensão dos seguintes temas: etnicidade e processos identitários; processos de territorialização e territorialidades diferenciadas; conflitos socioambientais, deslocamento de populações e efeitos sociais de grandes projetos; políticas públicas e o direito à diversidade em Estados nacionais; políticas étnicas e movimentos sociais; relações interétnicas e configurações sociais e políticas.Linha 3: Antropologia de gênero, sexualidades e feminismos. Reflete sobre marcadores sociais da diferença - tais como sexualidades, classe, raça/etnicidade, geração, religiosidade e regionalidades - a partir de uma perspectiva de gênero/feminista, considerando representações, saberes e práticas, moralidades, subjetividades, sociabilidades, performatividades e normatividades. Discute parentesco, famílias, corpo, sujeitos e políticas da diferença, políticas públicas, conflito e violências, poder, instituições, justiça, Estado, agenciamentos e movimentos sociais, direitos humanos e diversidades; Linha 4:: A cidade e o urbano, migrações, patrimônios e territórios. Formas de apropriação e uso do espaço urbano. Interação social e sociabilidade. Culturas populares. Práticas culturais e identitárias em meio urbano. Dimensões de patrimônio material e imaterial. Migrações na Pan-Amazônia. Redes indígenas. Questões de negritude e preconceito racial. Ritos, devoções e religiosidades. Arte e performance.

Mais informações no site da Propesp

Doutorado PPGAS 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), entre os dias 10/12/2020 e 12/01/2021 (até às 23h59 - horário de Manaus), está com inscrição aberta para o curso de doutorado em Antropologia Social. São oferecidas oito vagas regulares, duas para passagem direta e três vagas suplementares, sendo duas destinadas a candidatos/as/es autodeclarados/as/es pretos/as/es e pardos/as/es e uma para pessoa com deficiência. Estas vagas poderão ser remanejadas entre as categorias, dependendo do número de candidatos/as/es aprovados/as/es e classificados/as/es em cada uma delas. As inscrições para o processo seletivo devem ser efetuadas, exclusivamente, por meio dos endereços eletrônicos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título: ‘Inscrição do Processo Seletivo 2020’. 

EDITAL AQUI

O PPGAS dispõe de quatro linhas de pesquisas: linha 1: Etnologia Indígena, Cosmopolíticas e Paisagens Amazônicas. Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas com ênfase na Amazônia - estudos de organização social e parentesco; cosmopolíticas e xamanismo; reflexividades indígenas; relação sociedade e ambiente; estudos afro-indígenas; Linha 2: Povos indígenas e povos tradicionais, territorialidades, políticas e movimentos sociais. Pesquisas etnográficas com povos indígenas e povos tradicionais direcionadas à compreensão dos seguintes temas: etnicidade e processos identitários; processos de territorialização e territorialidades diferenciadas; conflitos socioambientais, deslocamento de populações e efeitos sociais de grandes projetos; políticas públicas e o direito à diversidade em Estados nacionais; políticas étnicas e movimentos sociais; relações interétnicas e configurações sociais e políticas.Linha 3: Antropologia de gênero, sexualidades e feminismos. Reflete sobre marcadores sociais da diferença - tais como sexualidades, classe, raça/etnicidade, geração, religiosidade e regionalidades - a partir de uma perspectiva de gênero/feminista, considerando representações, saberes e práticas, moralidades, subjetividades, sociabilidades, performatividades e normatividades. Discute parentesco, famílias, corpo, sujeitos e políticas da diferença, políticas públicas, conflito e violências, poder, instituições, justiça, Estado, agenciamentos e movimentos sociais, direitos humanos e diversidades; Linha 4:: A cidade e o urbano, migrações, patrimônios e territórios. Formas de apropriação e uso do espaço urbano. Interação social e sociabilidade. Culturas populares. Práticas culturais e identitárias em meio urbano. Dimensões de patrimônio material e imaterial. Migrações na Pan-Amazônia. Redes indígenas. Questões de negritude e preconceito racial. Ritos, devoções e religiosidades. Arte e performance.

Mais informações no site da Propesp

- Mestrado e Doutorado PPGAS (candidatos indígenas)

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), entre os dias 10/12/2020 e 12/01/2021 (até às 23h59 - horário de Manaus), está com inscrições abertas para candidatos indígenas no curso de mestrado e doutorado em Antropologia Social. São oferecidas quatro vagas para o mestrado e duas vagas para o doutorado com base na Resolução 010/2016 do CONSEPE/UFAM, de 16 de fevereiro de 2016. O PPGAS/Ufam adota políticas de ações afirmativas dirigida aos/as/es candidatos/as/es autodeclarados/as/es pretos, pardos e indígenas, com nacionalidade brasileira ou residente no Brasil, que no ato da inscrição optarem por participar dessa política. O edital rege, exclusivamente, a concorrência às vagas para candidatos autodeclarados indígenas.

EDITAL AQUI

As inscrições para o processo seletivo devem ser efetuadas, exclusivamente, por meio dos endereços eletrônicos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título: ‘Inscrição do Processo Seletivo 2020’. O PPGAS dispõe de quatro linhas de pesquisas: linha 1: Etnologia Indígena, Cosmopolíticas e Paisagens Amazônicas. Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas com ênfase na Amazônia - estudos de organização social e parentesco; cosmopolíticas e xamanismo; reflexividades indígenas; relação sociedade e ambiente; estudos afro-indígenas; Linha 2: Povos indígenas e povos tradicionais, territorialidades, políticas e movimentos sociais. Pesquisas etnográficas com povos indígenas e povos tradicionais direcionadas à compreensão dos seguintes temas: etnicidade e processos identitários; processos de territorialização e territorialidades diferenciadas; conflitos socioambientais, deslocamento de populações e efeitos sociais de grandes projetos; políticas públicas e o direito à diversidade em Estados nacionais; políticas étnicas e movimentos sociais; relações interétnicas e configurações sociais e políticas.Linha 3: Antropologia de gênero, sexualidades e feminismos. Reflete sobre marcadores sociais da diferença - tais como sexualidades, classe, raça/etnicidade, geração, religiosidade e regionalidades - a partir de uma perspectiva de gênero/feminista, considerando representações, saberes e práticas, moralidades, subjetividades, sociabilidades, performatividades e normatividades. Discute parentesco, famílias, corpo, sujeitos e políticas da diferença, políticas públicas, conflito e violências, poder, instituições, justiça, Estado, agenciamentos e movimentos sociais, direitos humanos e diversidades; Linha 4:: A cidade e o urbano, migrações, patrimônios e territórios. Formas de apropriação e uso do espaço urbano. Interação social e sociabilidade. Culturas populares. Práticas culturais e identitárias em meio urbano. Dimensões de patrimônio material e imaterial. Migrações na Pan-Amazônia. Redes indígenas. Questões de negritude e preconceito racial. Ritos, devoções e religiosidades. Arte e performance.

Mais informações no site da Propesp

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página