Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Projeto Servidores Habilidosos vão até dia 20 de novembro

Inscrições para o Projeto Servidores Habilidosos vão até dia 20 de novembro

• Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 16h51
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 16h59

Os interessados em participar do Projeto Servidores Habilidosos têm até o dia 20 de novembro, às 12h, para realizar as inscrições AQUI. A atividade, baseada no programa de ensino de habilidade de vida no ambiente de trabalho, abrange pontos emocionais, sociais e cognitivos dos servidores e é coordenada pelas equipes de Psicologia de Saúde e Segurança do Trabalho e de Desenvolvimento Social do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Amazonas (DSQV/Ufam).

São disponibilizadas 40 vagas para servidores estatutários, celetistas e terceirizados da Ufam e a ideia é prevenir os riscos psicossociais e promover saúde mental no trabalho. Caso haja o preenchimento das vagas antes da data final, as inscrições serão encerradas antecipadamente.

Como vai funcionar?

O Projeto, realizado na modalidade grupo, é composto por quatro encontros virtuais, um por semana, com duração de até duas horas cada e informe instrutivo sobre cada uma das habilidades. O primeiro encontro será dia 23 de novembro, às 15 horas, e, o encerramento está previsto para o dia 14 de dezembro.

De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Social da Ufam, psicóloga Roberta de Lima, os transtornos mentais são hoje um dos maiores motivos de afastamento dos trabalhadores de suas atividades laborais. “Infelizmente, os dados da Ufam concordam com esta estatística. A situação nos diz que este é um ponto que precisa de maior atenção por parte das equipes que atuam na área de saúde do servidor dentro da Universidade. Deste modo, atuar em diversas frentes de modo a promover a saúde mental dos servidores é uma das prioridades das coordenações que compõem o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). Assim, são ofertados desde atendimento e orientação individual com as psicólogas até ações coletivas de saúde mental e bem-estar com equipes multiprofissionais”, explica.

A psicóloga lembra ainda que o cuidado com a saúde mental no formato individual tem um espaço já bem fundamentado através da psicoterapia, do acompanhamento psiquiátrico e de outras práticas individuais de cuidado consigo mesmo. Entretanto, as ações de saúde, não só a saúde mental, na modalidade de grupo tem potencialidades próprias, uma vez que, neste espaço, os participantes têm a possibilidade de compartilhar suas questões, de ouvir o outro e construir no coletivo soluções individuais para suas dificuldades. “Este é um formato de atenção que já provou seus bons resultados no Brasil, uma vez que atividades grupais para fins de promoção da saúde são bem disseminados tanto na saúde pública quanto na rede privada”, finalizou.

Mais informações entrar em contato pelo e-mail promocaosaudeufam@gmailcom.