Página inicial > Últimas Notícias > Palestra virtual aborda sobre “Política, cidadania e participação popular” no próximo sábado, 31

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 15h59
  • Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 16h02

A palestra virtual “Política, cidadania e participação popular” que acontece no próximo sábado, 31, às 16h, horário de Brasília, é promovida pelo projeto de extensão Cine Club Itinerante no Alto Solimões do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam). Os interessados poderão realizar inscrição e participar do evento por meio deste link: https://meet.google.com/qos-vtiz-eeghttps://www.facebook.com/profile.php?id=100057272100021

De acordo com o coordenador, professor Josenildo Santos de Souza, o objetivo do projeto de extensão é contribuir com a exibição de filmes e documentários on-line, por meio de plataformas digitais para entretenimento e educação às populações do alto Solimões. O período das atividades de exibição se iniciará a partir desse sábado, 31, e se prolonga até 11 de dezembro. Dentre os convidados para a primeira transmissão on-line, o evento conta com a participação dos professores José Alcimar de Oliveira e Raimundo Nonato Pereira da Silva, dos departamento de Filosofia e Antropologia da Ufam, respectivamente.

Conforme o professor Josenildo, a realização do evento está articulada a filmes da plataforma Vídeocamp com temas que abordam política e cidadania, indicando uma série de filmes como eixo norteado para proporcionar a discussão do tema. Segundo ele, tendo em vista o período eleitoral, foi escolhida essa temática, no sentido de promover a conscientização da população para a importância da participação política, galgada a partir das experiências cinematográficas, aproveitando para expor ideias e provocar reflexões críticas. Por conta disso, ele acredita que os palestrantes convidados possam causar motivação as pessoas para participar do evento, pois, a realização tem sua importância, em razão da pandemia da covid-19 no contexto do Alto Solimões, assim como a precariedade de acessibilidade à internet.

“Na plataforma Vídeocamp, partimos de documentários intitulados políticos. E, nesse aspecto, é importante compreender a importância da atuação das redes sociais como espaço de mobilização das demandas da população para melhoria da vida coletiva. Os documentários não estão disponíveis na plataforma, mas foram citados para mostrar a correlação entre o cinema e a formação política, no sentido de promoção de mudança”, argumentou o professor.

O docente explica que sendo a primeira atividade da programação do Projeto de Extensão, servirá como teste para diagnosticar a realidade local em conexão com a internet, mapear os locais dos participantes, dentre outros objetivos que serão como indicador da resolução de problemas. O projeto de extensão que funciona desde 2006, teve nomenclatura inicial como “Dias de cinema e vídeo na Ufam”, passando para a atual “Cine Club Itinerante no Alto Solimões”, em 2008, entretanto, as exibições não foram continuas. O objetivo é a exibição de filmes, formação de plateia, interesse estético pela arte cinematográfica, agregando a realização de palestras e minicursos.

O projeto está ligado a Pró-Reitoria de Extensão (Proext/Ufam), aprovado no Edital Emergencial, vinculado a linha de pesquisa Cinema, Educação e Temas Contemporâneos do grupo de pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica e ao Núcleo de Estudos de Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam). Conta com a parceria do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil – LabPVE, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Plataforma Vídeocamp, e de uma equipe multidisciplinar de professores da Ufam, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), alunos de graduação da Ufam e UEA e da Pós-Graduação desta Instituição e da Universidade Federal do Pará (UFPA).