Página inicial > Últimas Notícias > Docentes do ICSEZ participam de Festival Internacional sobre Cidadania Digital que acontece entre os dias 2 a 27 de novembro

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 16h10
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 16h22

Os professores Thiago Franco e Soriany Neves, do curso de Comunicação do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), participam do “I Festival Internacional de Cidadania Digital: do antropoceno ao novoceno” que objetiva reunir experts sobre a temática da cidadania digital, além de representantes de empresas, do terceiro setor e da sociedade civil, para compartilhar experiências e debater o futuro da cidadania no terceiro milênio.

Os interessados devem realizar sua inscrição AQUI. https://doity.com.br/i-festival-de-cidania-digital#schedule

Durante todo o mês de novembro, as discussões entorno de questões abrangentes na qual coloca a comunicação como ferramenta de integração social, os docentes Thiago Franco e Soriany Neves participam da programação, no formato mesa-redonda, cujo título é “Net-ativismo indígena e as cosmologias da floresta”, trazendo experiências sobre a Amazônia. Franco compreende que os alunos do ICSEZ estão tendo a oportunidade de perceber que a comunicação é um pilar presente nas diversas áreas do conhecimento. Ele entende que, atualmente, não existe um aprendizado sem a comunicação, um conhecimento transdisciplinar sem pensar nela, porque acredita na sua essência que transcende todas as barreiras impostas ao homem.

“Então, os alunos terão a oportunidade de pensar nessa perspectiva transdisciplinar, uma comunicação não mais ligada à mídia, mas pensá-la como um todo, como algo que transcende as barreiras”, disse o docente.

Franco destaca a importância da participação dos alunos frente ao momento de pandemia que afeta toda uma sociedade, os quais devem acompanhar as discussões que envolvem a comunicação.  "O tema está relacionado à nova perspectiva econômica da comunicação, que deve ser entendida como estratégia das profissões, pois o profissional e mesmo o discente de comunicação tornam-se analistas de dados, considerando que é uma vertente de mercado, estes devem repensar as suas atuações", completou o professor.

O professor disse ainda que a tecnologia deve acompanhar o profissional de comunicação e acredita que deve ser usada em seu favor. Ele exemplifica o ativismo desenvolvido naquele instituto: “Mesmo com toda a dificuldade existente na cidade de Parintins, é uma tentativa de aproximar os alunos que são ribeirinhos, da floresta, para oportunizá-los a dizer que é possível trabalhar com que se tem, e vamos ver exemplos na prática o ativismo social realizados por eles nas redes sociais”.