Página inicial > Últimas Notícias > Obra organizada por professores da Ufam retrata aspectos físicos da Amazônia

Obra organizada por professores da Ufam retrata aspectos físicos da Amazônia

• Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 15h21
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 15h28

Os professores Antonio Fábio Sabbá Guimarães e Deivison Carvalho Molinari do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas lançaram em evento virtual na segunda-feira, dia 5, a obra ‘Geografia Física da Amazônia – volume 1’. O evento ocorreu com transmissão ao vivo no canal do Grupo de Pesquisa Geografia Física da Amazônia no YouTube e pode ser acessado aqui.

O evento de lançamento da obra contou com a participação dos organizadores Fábio Sabbá Guimarães Vieira e Deivison Carvalho Molinari, além dos outros autores, convidados, alunos de graduação e pós-graduação e o público em geral que acompanhou a solenidade. O renomado professor e pesquisador na área da Geografia Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Antonio José Teixeira Guerra, autor do prefácio da obra, também participou do lançamento.

Trata-se de um exemplar que reúne, em oito capítulo, os resultados das pesquisas de membros do Grupo de Pesquisa intitulado Geografia Física da Amazônia, ligado ao Degeo/PPGEOG/Ufam, mas com membros também da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O livro tem um caráter inacessível em relação à totalidade do objeto amazônico, ou seja, as ideias, análises e teses levantadas serão sempre imprecisas diante da complexidade inerente a esta peculiar realidade: a Amazônia.

O título da obra, dentre outras coisas, indica que os 8 capítulos constantes no livro, compreendem temas de pesquisas no âmbito da Amazônia Brasileira. Todavia, nesse 1º volume, os trabalhos ficaram mais restritos à área da região metropolitana de Manaus, nos quais foram discutidos dois grandes temas: voçorocas e áreas de risco.

“Esperamos que este seja o primeiro de muitos livros que tenham como foco a Geografia Física da Amazônia. Neste primeiro exemplar, a área central foi Manaus e adjacências, mas aguardamos que no futuro outros autores se juntem a essa empreitada e que possamos ampliar as discussões relacionadas à Geografia Física da Amazônia. Desejamos uma boa leitura a todos”, destacou Fábio Sabbá.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (autor do prefácio da obra), Antonio José Teixeira Guerra, destacou a importante contribuição da obra na ampliação do conhecimento para a Geografia Física Brasileira. “É com grande satisfação que fiz o prefácio do livro Geografia Física da Amazônia, organizado por Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira e Deivison Carvalho Molinari, dois geógrafos que conheço há bastante tempo, e que admiro muito pela sua dedicação à pesquisa, ensino e formação de recursos humanos. Os autores escolhidos por Fábio e Deivison são todos muito experientes nos temas que abordam e, por isso mesmo, o livro será leitura obrigatória, não só para aqueles interessados na Geografia Física da Amazônia, mas também na Geografia Física Brasileira. Uma vez que dá uma contribuição significativa a esse ramo da ciência geográfica”, afirmou o pesquisador.

“Desvendar a riqueza existente no universo amazônico constitui-se num desafio registrado em diversos trabalhos. Neste ‘Geografia Física da Amazônia’ foi realizado um pequeno recorte nessa realidade, tentando decifrá-la, ciente das limitações e de que mesmo sendo uma visão parcial, a riqueza existente ali não será menor”, afirmou o professor do Departamento de Geografia da Ufam, Deivison Carvalho Molinari.

O livro foi produzido pela Editora Alexa Cultura com aval e participação da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA). Pode ser adquirido pelo site da editora: https://www.alexacultural.com.br/loja ou diretamente com os autores: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .