Página inicial > Últimas Notícias > Vencedores do Prêmio Pacu de Audiovisual e Melhor Cosplay 2020 são anunciados na solenidade de encerramento do II Fopin

• Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 11h41
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 11h47

Na live de encerramento foi destacado o tema isolamento social vivido no cenário de pandemia de Covid-19

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações dos organizadores do festival

O Festival de Cinema Focaliza Parintins (Fopin), promovido pelo curso de jornalismo do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Ufam no município de Parintins, encerrou as atividades de sua segunda edição nesta quarta-feira, 30.

Por conta do cenário da pandemia da covid-19, que recomenda o isolamento social para evitar a propagação da doença, o evento ocorreu na modalidade on-line, no formato live, a qual foi veiculada na página do evento no Facebook.

Prêmio Pacu de Audiovisual e Melhor Cosplay 2020

Durante a solenidade, que contou com apresentações musicais de parintinenses, foram anunciados os vencedores do Prêmio Pacu de Audiovisual e Melhor Cosplay 2020. Os participantes usaram a criatividade para produzir filmes de até 3 minutos e cosplays dentro de suas próprias casas.  Como novidade desta segunda edição, o Fopin abriu a seleção de filmes para o público parintinense.

Vencedores

A acadêmica de Jornalismo Taíssa Tavares e o cinegrafista Melk Guerreiro foram os vencedores do Prêmio Pacu de audiovisual. Taíssa Tavares venceu na modalidade filme de não-ficção do público universitário, sendo premiada também com o Prêmio Pacu de Melhor Fotografia, pela produção do filme “Reflexões de um Isolamento”. O cinegrafista Melk Guerreiro produziu o filme “Pesadelo da Pandemia” e venceu na modalidade filme de ficção do público externo, na categoria de Melhor Filme.

Além da premiação para os melhores filmes, foi premiado também o melhor cosplay. Dentre as finalistas selecionadas, a acadêmica de jornalismo Rosibel Xavier venceu o concurso com o cosplay da princesa Tiana, personagem do filme “A princesa e o Sapo”.

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Fopin realizou diversas palestras on-line sobre temáticas relacionadas ao cinema. Os palestrantes eram ex-alunos e professores do curso, além de docentes de outras universidades e também profissionais da área da comunicação. As palestras foram transmitidas pelo grupo do evento e algumas também foram veiculadas na programação da Rádio Clube de Parintins.

Talento do público externo

Este é o primeiro ano em que o Fopin  aceita inscrições de produções do público externo da universidade. A coordenadora do evento, professora Graciene Siqueira, afirma que a adesão de cineastas locais certamente consolidará o evento no calendário cultural de Parintins. “O Fopin nasceu como atividade final de uma disciplina do curso de Jornalismo, mas nossa meta é incentivar o parintinense de fora da universidade a produzir filmes. Sabemos que temos ótimos artistas aqui, mas que não há muitas oportunidades de mostrar seu trabalho”, ressalta a professora.

Festival ímpar

O Fopin é o único Festival de Cinema realizado na cidade de Parintins, e já conta com o apoio de várias instituições e entidades, dentre elas a Rádio Clube de Parintins, a empresa Paris Vidros, o programa Olho Aberto e do jornalista Carlos Alexandre.

Para mais informações sobre o evento, acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/Fopinn
Instagram: @fopinoficial