Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Química promove palestra por videoconferência nesta sexta-feira

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h46

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (PPGQ/Ufam) promove nesta sexta-feira, dia 25, às 10h, por videoconferência, a palestra ‘Redação científica e visibilidade’, proferida pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Giuseppe Câmara, e será transmitida por meio da plataforma GoogleMeet no link: meet.google.com/yuj-oipy-upf.

A palestra faz parte da programação do Ciclo de Seminários que o PPGQ promove neste ano. O evento se destina a pesquisadores (graduandos e pós-graduados) e discute alguns aspectos teóricos da lógica relacionados ao processo de construção e divulgação científica.

Ao longo das últimas três décadas o Brasil deu um salto qualitativo em termos de sua produção científica, mas o impacto destas publicações ainda não se reflete inteiramente na comunidade científica internacional. Os artigos de autores brasileiros ainda são majoritariamente publicados em periódicos de menor relevância, além de serem menos citados em relação europeus e norte-americanos. Uma análise deste contexto revela que os problemas citados decorrem principalmente da forma como são apresentados e discutidos os dados perante a comunidade científica internacional, além dos problemas com nossa infraestrutura para a pesquisa.

A ideia é que, partindo do pressuposto apresentado, possamos entender como o método e o discurso científico pode ser adequado aos padrões exigidos pelos melhores periódicos internacionais, de forma a conferir maior visibilidade à pesquisa desenvolvida no País.

Perfil do palestrante
Licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2003). Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química no período 2007-2011 e coordenador local do Programa Multi-institucional de Doutorado em Química (Convênio UFG-UFMS-UFU) no período 2008-2011. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com mandato entre 2019 e 2022. É Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2014. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de superfícies eletrocatalíticas multifuncionais, síntese de nano-partículas preferencialmente orientadas e estudo dos mecanismos de eletro-oxidação de monóxido de carbono e moléculas orgânicas pequenas. O conjunto de sua produção científica foi citado cerca de 2000 vezes (Fontes: www.scopus.com e isiknowledge.com). Como orientador principal, formou 9 doutores, 12 mestres e 18 alunos de graduação, entre bolsistas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Atualmente orienta 2 doutorandas e 2 mestrandos (como orientador principal) nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciência dos Materiais da UFMS.