Página inicial > Últimas Notícias > Enfermagem - Ufam e UnB desenvolvem parceria em pesquisa nacional sobre Atenção Primária à Saúde

• Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 14h37
  • Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 16h41

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), em março deste ano, firmou termo de adesão com a Universidade de Brasília (UnB) para a realizar a pesquisa 'Análise das práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)'. O estudo é multicêntrico, abrange 108 municípios da federação, distribuídos nos 26 estados e Distrito Federal, e visa compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Brasil. A previsão é que os resultados sejam publicados no primeiro semestre de 2021.

A pesquisa é financiada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e no Amazonas é coordenada pela docente da Ufam, Nair Chase da Silva, e tem a participação de alunos da Pós-Graduação e Graduação da EEM e também de representante do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/AM). Os objetivos da pesquisa são caracterizar o perfil profissional e demográfico dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Brasil; contextualizar os cenários de atuação dos enfermeiros de acordo com o porte do município; descrever as práticas desenvolvidas pelo enfermeiro na Atenção Primária em Saúde e correlacionar as práticas do enfermeiro com o perfil e o cenário de atuação em diferentes regiões brasileiras; analisar a convergência entre as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros e as práticas avançadas e ampliadas de Enfermagem.

De acordo com a coordenadora estadual do estudo, professora Nair Chase da Silva, a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do sistema de saúde brasileiro e na medida em que práticas avançadas de enfermagem são adotadas, há maior resolutividade do sistema e uma otimização nos resultados, na celeridade nos procedimentos, na melhor resposta às demandas da população e  maior satisfação do usuário dos serviços de saúde.

“O estudo vai apontar as práticas de enfermagem desenvolvidas pelo enfermeiro em todo o território nacional. Isso é importante porque dadas as dimensões geográficas e os contextos diferenciados do nosso país essas práticas variam quanto ao grau de complexidade”, explica. Além disso, a pesquisadora lembra da necessidade da ampliação dos estudos científicos que permitam descrever as práticas avançadas  e ampliadas de Enfermagem no Brasil.

“As práticas avançadas e ampliadas já vêm sendo adotadas em vários países das Américas e Europa com forte estruturação na formação dos futuros enfermeiros e dos que já estão no exercício da profissão e reconhecimento de sua resolutividade. No Brasil, os estudos ainda são incipientes, carecendo um estudo de linha de base que indique quais são as práticas de enfermagem desenvolvidas na APS e em que medida se caracterizam como avançadas e ampliadas. É importante que a enfermagem brasileira conheça essa realidade a fim de promover os avanços necessários à melhoria do exercício da profissão e seu reconhecimento. Isso resultará na elevação da qualidade dos serviços de enfermagem/saúde prestados à população”, enfatiza.

Metodologia

O estudo utiliza métodos mistos. A abordagem quantitativa prevê a aplicação de questionário online disponibilizado no Amazonas para os 1.641 enfermeiros que integram as equipes de APS no Estado, além da realização de 25 entrevistas em profundidade a serem aplicadas em dois municípios selecionados aleatoriamente e por critérios de classificação do IBGE urbano e rural adjacente, em Manaus e no município do Careiro, respectivamente. O local da pesquisa será os serviços de Atenção Primária à Saúde, organizados no modelo tradicional de Unidade Básica de Saúde (UBS) e no modelo de Equipes de Saúde da Família (ESF).

A professora falou ainda sobre as atividades de preparação da equipe, que inclui alunos da Graduação e da Pós Graduação da EEM. “Atualmente estamos na fase de preparação da equipe para entrada em campo, que está sendo realizada por meio remoto e inclui discussão da abordagem dos procedimentos sobre a pesquisa e a participação do grupo em uma formação continuada em pesquisa científica”, conta.

Além da professora Nair Chase da Silva, fazem parte da pesquisa a docente Valdenora Patrícia Rodrigues Macedo, as estudantes de Pós Graduação em Enfermagem Mainessa da Guia Rodrigues e Rebeca Moreira Gomes e os estudantes de graduação Karoline Costa de Souza,  Mirelli Tavares Feitosa Pereira,  Larissa da Cruz Portela, Christian Fróes Asunção, Rebeca Caranha Araújo, Anahi Heloisa Cunha Cavalcante e Mariana Toniolli de Freitas.

A pesquisa prevê como produtos a publicação de artigos científicos em periódicos indexados, apresentação dos resultados em eventos científicos e a dissertação de mestrado da pós-graduanda Rebeca Moreira Gomes.

Mais informações sobre a pesquisa AQUI