Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio Internacional de Divulgação Científica online abre inscrições até o dia 16 de novembro

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 11h52
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 11h58

Já estão abertas as inscrições, de forma gratuita, para o ‘Simpósio Internacional de Divulgação Científica: Comunicação e Tecnologia na Educação’ promovido pela Universidade Federal do Amazonas, por meio do Museu Amazônico, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Institutos Federais do Amazonas e Bahia, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR); grupos de pesquisas ‘Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência (LACC)’ e ‘Divulgação e Difusão Científica para Educação e Ensino de Ciências. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no site do evento até o dia 16 de novembro de 2020.

A realização do Simpósio é fundamental no momento de pandemia do covid-19, que abalou países no mundo todo, provocando medo e perdas humanas irreparáveis ao mesmo tempo em que reanimou a necessidade de valorizar o conhecimento científico. A pandemia imprimiu mudanças significativas nas formas de comunicação em todos os setores da sociedade, sendo a educação um dos mais afetados.

A iniciativa do evento parte de pesquisadores e alunos do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Cientifica na Educação e Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), juntamente a outros grupos de pesquisas, no Amazonas, no Brasil e na Europa, nomeadamente, Ifba, Ifam, Ufrr, Ufam, Universidade do Minho, UFRJ e secretarias de educação.

O evento tem objetivo de discutir aprendizagens no âmbito das transformações no campo da produção e difusão do conhecimento científico. Está organizado para receber estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores. Reúne diferentes instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior, bem como professores da Educação Básica. Tem como principais parceiros o Museu Amazônico da Ufam, o Ifam, Ifba, Universidade do Minho em Portugal, que fazem parte do comitê científico, além de contar com a participação de educadores da Colômbia, Espanha e Finlândia, onde se estabelecem os primeiros diálogos de trocas de experiências para realização de iniciativas em conjunto no futuro.

A importância de reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, que investigam as temáticas entorno da divulgação, comunicação e tecnologia na educação, favorece as trocas de saberes e experiências que contribuem para a pesquisa, o ensino e a extensão e fomentam o diálogo com as escolas da Educação Básica, no que diz respeito às mudanças no modo de difundir a ciência e exercer o magistério nos novos contextos de interação de saberes.

O Simpósio se organiza em quinze painéis temáticos, em que os pesquisadores terão oportunidade de apresentar seus estudos e interagir com os participantes, sete seções de relatos de experiências e três minicursos. Espera-se com a iniciativa alargar as experiências de diálogo e aprendizagem nos espaços emergentes de comunicação da ciência suportados pela Internet e contribuir para o desenvolvimento de competências de ensinar e aprender em rede.