Página inicial > Últimas Notícias > Professores do ICSEZ de Parintins lançam livro sobre Associativismo Rural

Professores do ICSEZ de Parintins lançam livro sobre Associativismo Rural

• Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 15h09
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 15h46

Em evento online ocorrido na última sexta-feira, dia 21, o Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade Amazônica, coordenado pela professora Sandra Helena da Silva, do curso de Serviço Social, e do professor José Carlos Martins Brandão, do curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) em Parintins, promoveu o lançamento do livro ‘Associativismo e cooperativismo em Parintins, AM: desafios e perspectivas’. O livro é resultado da pesquisa realizada junto às associações e cooperativas rurais de Parintins no período de dezembro de 2018 a junho de 2020.

A pesquisa recebeu o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital Universal. “No livro traçamos uma revisão histórica do associativismo em Parintins, destacando as ações desenvolvidas pela Coopjuta”, afirmou a pesquisadora Silvane Mascarenhas de Almeida.

A organizadora do livro Sandra Helena da Silva destacou que “no cenário contemporâneo são apresentados os desafios postos às comunidades rurais para a criação e manutenção das associações e cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras rurais”, o que indica a necessidade da ampliação de políticas públicas que fomentam e apoiem o associativismo e cooperativismo rural na região de Parintins já que esses mecanismos, essenciais para a geração de trabalho e renda e, para a conservação ambiental das águas, terras e florestas amazônica, precisam ser mantidos.

O livro está disponível no formato impresso e a ideia é que os exemplares físicos possam ser distribuídos sem custo para as lideranças das comunidades rurais da região de Parintins.