Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento online aborda Fundamentos da Revisão Sistemática nesta sexta, 14
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento online aborda Fundamentos da Revisão Sistemática nesta sexta, 14

  • Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 14h26
  • Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 15h58
  • Acessos: 1363

O grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (Gica), em parceria com a empresa Neki, promove a palestra online com a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Ana Cyra dos Santos Lucas. Co-líder do Grupo de Pesquisa Baseada em Evidências da Ufam, a convidada abordará o tema “Fundamentos da Revisão Sistemática”. O evento ocorre na tarde desta sexta-feira, 14, às 16h (horário de Brasília), por meio da plataforma Webinar.

De acordo com a líder do Gica, professora Célia Simonetti, a revisão sistemática é um método para se fazer a revisão bibliográfica seguindo padrões e sistemas que são pré-estabelecidos. “Como estamos falando de revisão bibliográfica é fundamental a aproximação da Biblioteconomia com qualquer uma das áreas que façam revisão sistemática porque isso pressupões o levantamento de informações científicas de textos para que você possa analisar o que os autores fazem, como eles fazem, como eles tratam o tema que você está abordando. Então, o evento é para discutir quais são os fundamentos, como se faz, quais os princípios e elementos para que se faça uma revisão sistemática”, expõe a professora.

O evento é voltado para todos os interessados em desenvolver pesquisas científicas e aos estudantes e profissionais da área de biblioteconomia. “Quem faz pesquisa precisa fazer revisão de literatura. Não obrigatoriamente uma revisão de literatura é uma revisão sistemática. A revisão sistemática segue um método, todos os procedimentos que dão a ela um corpo de resultados muito mais sistematizado do que de uma revisão de literatura”, explica. “Para nós, da biblioteconomia, serve para duas coisas: para entendermos como apoiar as áreas que vão fazer revisão sistemática e como a biblioteconomia também pode fazer a revisão sistemática daqueles assuntos que são inerentes àquilo que ela trata, ao objeto de estudo dela que é a ciência da informação”, completa.

Interessados em participar devem fazer inscrição na página do evento. A palestra tem duração de duas horas e oferecerá emissão de certificado de horas complementares aos seus participantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página