Página inicial > Últimas Notícias > Artigo remete as raízes históricas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

• Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 15h57
  • Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 15h57

Pesquisar o passado de uma instituição leva tempo e é necessário dedicação para acessar fontes seguras que retratem sua trajetória. Contar a história fundamentada em achismo não é bem o caso de uma pesquisa científica ou de um artigo científico. Com o passar dos anos as fontes vão se perdendo e as dificuldades para recontar o passado vão desaparecendo. As novas tecnologias não são as fontes mais corriqueiras para assegurar a busca do passado por serem mais recentes. A nuvem é recente e a maior parte das fontes ainda se encontra em acervos físicos como jornais antigos, empoeirados em arquivos de bibliotecas e museus.

Contar a história da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), que completou 50 anos no dia 30 de junho de 2020, foi objeto de pesquisa do professor da Instituição Fábio Souza Lima e publicado como um artigo (As raízes da Faculdade de Educação da Ufam) na edição especial da Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação lançada no dia 13 de julho, que também fez parte da programação de vários eventos para comemorar o aniversário da Faculdade.

A pesquisa teve por objetivo analisar o contexto histórico, político e econômico em que se desenvolveu a Instituição Escolar Faced/Ufam nas décadas de 1960 a 1980. Por conta disso, embora a Faculdade tenha sido criada em 1970, ele precisou retornar aos anos 1960 para entender em que contexto o curso de Pedagogia se desenvolveu dentro da antiga Faculdade de Filosofia e Ciências, até que surgisse a Faculdade de Educação nos anos 1970.

O artigo está no campo da história da educação e demonstra o importante papel da instituição na formação de profissionais para atuarem no ensino no Amazonas. Como fonte, a análise de uma bibliografia específica sobre o tema de crescimento das universidade brasileiras foi utilizada. Outra fonte importante foi o Jornal do Comércio, principalmente no que se refere aos anos 1960, usada como referência para contextualizar o ambiente econômico, político e social da Cidade.

A edição especial da Revista Amazônida coloca à disposição do público inúmeros artigos de pesquisadores nacionais e internacionais com essa temática. O conteúdo da edição expõe inúmeros pontos de vistas do processo histórico da educação e da trajetória das instituições. As contribuições são inumeráveis em razão do escasso material relativo ao tema. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced coloca à disposição, por meio de sua revista científica, referencial para novos pesquisadores e ao público em geral.

O professor Fábio Souza Lima, editor convidado da Revista Amazônida, afirmou que a pandemia dificultou o trabalho de organização da edição, como também vários outros processos. “A pandemia do novo coronavírus dificultou as várias tarefas que tínhamos que realizar durante o processo de organização do dossiê. Foi uma etapa complicada porque tínhamos várias atribuições ao mesmo tempo. Foi preciso organizar os vários artigos que chegavam e, ao mesmo tempo, pesquisar sobre a história da Faced. Foi um trabalho que saiu absolutamente do zero. Mas, apesar das dificuldades, a edição especial da Revista ficou pronta no prazo e o meu artigo também. No final, foi uma experiência intensa e gratificante participar deste processo porque só estou há um ano na Ufam. Conseguimos colocar à disposição da academia uma abordagem inédita sobre a história da Faced. É um artigo que tem por objetivo estudar as raízes da unidade acadêmica enquanto instituição educacional entre as décadas de 1960 a1980”, afirmou o professor Fábio Lima.
Veja o artigo completo no link https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7347