Página inicial > Últimas Notícias > Seminário virtual discute formação e mercado de trabalho de contadores

Seminário virtual discute formação e mercado de trabalho de contadores

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 14h32
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 16h06

Demonstrar aos alunos do curso de Ciências Contábeis as possibilidades tanto de pesquisas e formação acadêmica quanto de atuação no mercado de trabalho nas áreas pública e privada é o objetivo do evento online “Café, Tapioca e Contabilidade: o ensino e a pesquisa muito além da imaginação”, que reúne profissionais da área para discutir a realidade profissional nos dias 18,19 e 20 de agosto, das 18h às 21h (Hora Manaus). Inscrições abertas.

Promovido como atividade extracurricular de extensão e coordenado pelas professoras do curso de Ciências Contábeis, Carla Velloso e Redvânia Xavier, o evento faz parte de uma série de seminários online a serem realizados este ano. “O evento contará com a presença de palestrantes do Estado do Amazonas e de fora do Estado, que abordarão as perspectivas de atuação no mercado e, de pesquisas e formação no Brasil e fora do país, pois os convidados também publicam e participam de eventos no país e no exterior. Ademais, no evento os palestrantes também evidenciarão as oportunidades de bolsas para formação dentro e fora do país, o funcionamento do processo de dupla titulação e temas inovadores para futuras pesquisas em contabilidade”, conta a professora Redvânia Xavier.

Durante a atividade, os convidados discutirão temas importantes para os estudantes e os profissionais da área. No dia 18, será debatido a “Pesquisa e formação acadêmica dentro e fora do País”, com a participação das pesquisadoras Roberta Said, da Universidade de São Paulo (USP), Redvânia Xavier (Ufam) e Taciana Rodrigues, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/Uminho). “Será um bate-papo sobre programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências Contábeis, possibilidades de bolsas, intercâmbio (também chamado de sanduíche) em instituições internacionais e dupla titulação”, informa a professora Redvânia.

Os “Casos de sucesso de egressos da Ufam” serão expostos no segundo dia do seminário online que terá como preletores Jonathan Galdino, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Adrianne Freire, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e Lawrêncio Tálio, da rede de lojas Bemol.

Já no dia 20, os participantes irão conhecer os “Temas contemporâneos de projetos e pesquisas em Contabilidade”, os quais serão apresentados pelos professores Alípio Filho (Ufam/TCE/AM), Davi Simon (Unisinos) e Carla Velloso (Ufam). “Nesse dia, o assunto é pesquisa! Os convidados apresentarão temas contemporâneos relevantes para futuras pesquisas em contabilidade. Contabilidade e transparência pública, finanças e governança corporativa e o estado da arte de outras linhas de pesquisa em ciências contábeis serão abordados”, detalha a coordenadora.

Interessados em participar devem efetuar inscrição na página do evento até o primeiro dia do evento, dia 18. A atividade é gratuita e oferece certificado de 20h complementares aos seus participantes.