Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e empresa Sonatta se unem para atender estudantes surdos

Ufam e empresa Sonatta se unem para atender estudantes surdos

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 11h42
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 11h54

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas, da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/Ufam), juntamente com a Faculdade de Educação, Faculdade de Letras-Libras, Faculdade de Medicina e Faculdade de Enfermagem, em parceria com a empresa Sonatta Soluções Auditivas, promovem, a partir deste mês, a doação de máscaras para a comunidade surda da Ufam (acadêmicos e suas famílias, docentes e técnicos).

A parceria entre a Sonatta Soluções Auditivas e a Ufam, através da doação de máscaras com visor transparente que facilita a comunicação da comunidade surda, vem da necessidade do uso de máscara neste período de pandemia o que tem dificultado a comunicação desta parcela da população, que precisa do apoio da leitura labial e orofacial para comunicação. Pensando nisso, a diretora de Políticas Afirmativas da Proext, professora Claudia Guerra Monteiro e as gestoras da Sonatta, Gabriela Ivo Rodrigues e Viviane Azevedo Monteiro firmaram parceria para doação de 200 máscaras.

Para que a entrega das máscaras seja acompanhada pela empresa doadora, a coordenação do DPA solicitará documentação (RG e Número de matrícula) dos que receberão as doações. “Para que possamos registrar todas as ações implementadas neste período de pandemia e termos segurança quanto a sua entrega convidamos os professores Antônio de Pádua Ramalho (DPA/FM), Débora Teixeira Arruda (DPA/Flet), Maria de Nazaré de Lima Ramos (DPA/Proext/Faced); Esron Soares (diretor da Escola de Enfermagem/Ufam); Marco Mendonça (diretor da FCA); e Thomaz Abdalla (CPA/FEFF), para efetivarmos as ações”, disse a diretora.

A professora Claudia Guerra Monteiro explica que enquanto as línguas orais são percebidas pela audição, as de sinais são percebidas pela visão, utilizando várias partes do corpo. “Os movimentos dos braços, das mãos (pulsos, dedos), cabeça e as expressões da face (olhos, bochecha, boca) usadas simultaneamente compõe a gramática da Língua de Sinais. O uso da máscara comum impede à visualização desse conjunto de movimentos dificultando a comunicação eficaz da comunidade surda”, destacou.
As máscaras serão fabricadas apenas para doação e a entrega será de três unidades por família. Os parceiros da Sonatta, a diretora do DPA e o diretor da Escola de Enfermagem, Ésron Soares, farão o lançamento da parceria no primeiro dia de doação das máscaras. As entregas serão feitas na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam), localizada na Rua Terezina, 495, Adrianópolis, em Manaus, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, das 9h às 12h. O boletim de frequência dos alunos da Ufam serão a base para as entregas.