Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live - Daest apresenta à comunidade acadêmica Pesquisa de Adesão ao Programa de Inclusão Digital do MEC/RNP
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Live - Daest apresenta à comunidade acadêmica Pesquisa de Adesão ao Programa de Inclusão Digital do MEC/RNP

  • Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 19h25
  • Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 19h31
  • Acessos: 846

A pesquisa está disponível até o dia 7 de agosto no E-campus 

Na tarde desta sexta-feira, 31, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), o Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp) e o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctic), apresentaram, em live transmitida pelo Youtube, a pesquisa de opinião aplicada aos estudantes da Graduação Presencial com o intuito de coletar informações sobre acessibilidade às TICS e as condições de vida e saúde estudantil. 

A pesquisa está disponível no E-campus até dia 7 de agosto e vai aferir a possibilidade da realização de atividades pedagógico-acadêmicas remotas, em calendário acadêmico especial, a ser desenvolvido de agosto a dezembro de 2020, de acordo com a realidade de cada curso de graduação e planejamento da unidade acadêmica.

Live 

Durante a live, o pró-reitor de Ensino e Graduação (Proeg), professor David Lopes, reiterou  que a oferta de atividades curriculares por meio do ensino remoto, em calendário especial, é facultativa e por adesão de professores e estudantes. “A pesquisa vai verificar quem tem interesse, conectividade e saúde para optar pelo ensino remoto. Os dados são importantes para a Ufam construir um relatório, entendendo os pontos positivos e negativos, da nossa comunidade acadêmica a ser encaminhado às autoridades competentes em nível federal, além de subsidiar a Instituição nas tomadas de decisões a partir do perfil dos nossos discentes”, explicou. 

O pró-reitor lembrou também que ao afirmar que tem condições de realizar atividades remotas, no questionário, o discente estará sinalizando pela adesão do ensino remoto, caso seja adotado pela Ufam. “Isso é a democracia universitária se colocando em prol do ensino de graduação. O momento não é de prejudicar ninguém, o momento é de acolher. A proposta de ensino remoto está sendo construída com garantia de direitos também para os discentes que optarem por não aderirem de terem sua matrícula quando da oferta do calendário acadêmico presencial regular”, enfatizou.

De acordo com a diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, o Ministério da Educação (MEC) está com um processo licitatório que disponibiliza serviços de acesso a internet, via pacote de dados, aberto voltado para estudantes da graduação presencial das universidades e institutos federais. “O questionário apresentado hoje tem cinco blocos e na live mostramos as perguntas que poderiam gerar dúvidas aos alunos. É importante o aluno que tem interesse em participar do Programa de Inclusão Digital do do MEC/RNP responda o questionário porque será com esses dados que trabalharemos direto com o MEC e também nos futuros editais e projetos da Ufam sobre o tema”, finalizou. 

Mais informações sobre a apresentação do formulário AQUI

registrado em:
Fim do conteúdo da página