Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da Ufam participa do Seminário ‘Fortalecendo a implementação dos ODS e da NAU nos municípios - etapa Norte e Nordeste’ dia 16 de junho
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da Ufam participa do Seminário ‘Fortalecendo a implementação dos ODS e da NAU nos municípios - etapa Norte e Nordeste’ dia 16 de junho

  • Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2020, 16h44
  • Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2020, 17h00
  • Acessos: 1253

O docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenador do Atlas ODS Amazonas, professor Henrique Pereira, no dia 16 de junho, às 10h, participa do Seminário online ‘Fortalecendo a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) nos municípios - etapa Norte e Nordeste’. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com a União Europeia, e oferece ferramentas e informações para o desenvolvimento de programas e políticas públicas na direção dos ODS.

O professor Henrique Pereira explica que são complexos os desafios da implementação destas agendas internacionais. “A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso dos países, dos governos nacionais, mas que, somente será alcançada amplamente em cada país se houver o envolvimento de todas as esferas de governo, especialmente, a dos governos locais, das organizações da sociedade civil e das empresas. No Seminário, iremos apresentar a plataforma de indicadores que o Projeto Atlas ODS Amazonas vem desenvolvimento para os 62 municípios do Amazonas, ou seja, uma ferramenta essencial para a promoção da territorialização, ou localização da Agenda em nosso Estado e nossos municípios”, enfatiza. 

O coordenador do Atlas ODS Amazonas lembra ainda que a relação entre universidade e poder público é estratégica. “O lema da Agenda 2030 ‘Não deixar ninguém para trás’, requer, portanto, saber ‘quem’ não está alcançando cada uma das 175 metas brasileiras dos ODS e eleger as prioridades para reduzir as desigualdades intra-regionais no Amazonas. As universidades com seus grupos de pesquisa e de extensão, como o nosso, são parceiras fundamentais na construção das estratégias locais para incorporação da Agenda 2030 nos processos de planejamento para o desenvolvimento”, explica.

O Seminário ocorre nos dias 16 e 17 de junho e terá palestras como as seguintes temáticas: implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) nos municípios; apresentação do pacto global de prefeitos pelo clima e a energia (GCoM); apresentação de boas práticas municipais das regiões Norte e Nordeste; apresentação do Observatório de políticas públicas ODS e NAU e aclamação da Carta Compromisso dos municípios com o desenvolvimento sustentável. 

A programação completa pode ser acessada AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página