Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Amazonense de Estudos Legislativos recebe trabalhos científicos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revista Amazonense de Estudos Legislativos recebe trabalhos científicos

  • Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 11h09
  • Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 11h23
  • Acessos: 1867

Com o intuito de compartilhar conhecimentos científicos e promover reflexões qualificadas unindo as comunidades acadêmica e científica, e toda sociedade civil, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, vai lançar a Revista Amazonense de Estudos Legislativos (Rael) no primeiro semestre de 2020. A revista será trimestral e direcionada aos servidores públicos e acadêmicos interessados em estudos sobre o Poder Legislativo e suas diversas áreas de alcance e atuação.

Para o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, a revista de Estudos Legislativos representa a união entre as comunidades acadêmica e científica, e o Poder Legislativo, que pode ser sintetizada na publicação de um periódico trimestral, “com artigos escritos por valiosas mentes, que muito podem contribuir e colaborar com ideias inovadoras e resultados práticos que enriqueçam as discussões sobre o Poder Legislativo e tragam melhorias e eficiência na prestação do serviço público”.

Jacob comenta que a revista surgiu a partir de uma diretriz da Mesa Diretora e Diretoria Geral da Casa, diante da necessidade de dar vazão à produção científica de conhecimentos acadêmicos dos servidores da Assembleia Legislativa, que muitas vezes fazem pós-graduação, mestrado e doutorado, e produzem conhecimento na área em que trabalham.

“Decidimos criar um espaço para dar publicidade a todo esse conhecimento não só dos nossos servidores, mas de toda a comunidade científica do município de Manaus e do Estado do Amazonas, bem como de outros Estados do Brasil, que tenha interesse de pesquisar e escrever sobre temas que fazem parte do Poder Legislativo, como políticas públicas, processos legislativos, sobretudo a história política do Amazonas, entre outros”, afirmou o diretor.

Coordenadora da Revista de Estudos Legislativos e servidora da Aleam, Flávia Leite falou sobre os diversos temas que podem ser abordados e publicados nas edições. Para a servidora, a revista oportunizará a reflexão acadêmica do fazer legislativo e levará para a sociedade em geral assuntos relevantes da democracia contemporânea.

“O foco da publicação é o Poder Legislativo, passando pelas políticas públicas, processos políticos, relações institucionais e governança pública em suas diversas nuances, direcionando sempre as temáticas para as reflexões e ações do Poder Legislativo, em uma abordagem multidisciplinar. Dessa forma a publicação permitirá entender a transversalidade das ações legislativas nas mais diversas áreas do conhecimento, desde as mais clássicas, como o Direito, Ciências Políticas, Relações Internacionais e Economia, até as mais atuais como as Ciências Ambientais, Ciência da Computação e Comunicação Digital, entre outras”.

A Revista de Estudos Legislativos do Amazonas estará disponível para consulta de forma impressa e receberá artigos de fluxo contínuo. Serão aceitos artigos científicos originais; artigos de revisão; artigos de opinião de especialistas de notório reconhecimento e experiência nas temáticas abordadas no escopo da revista; ensaios e resenhas de livros publicados recentemente.

Os interessados podem encaminhar submissão de artigo para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página