Página inicial > Últimas Notícias > Administração Superior firma com o Incra a cessão de lotes para fins acadêmicos, no Icsez

• Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 11h11
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Área corresponde a 89,5737 hectares e será utilizada para Fazenda Experimental do curso de Zootecnia do ICSEZ/Ufam/PIN.

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) firmou com a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) um contrato de Cessão de uso de dois lotes do Projeto de Assentamento Vila Amazônia, no município de Parintins. Os lotes, que correspondem a 89,5737 hectares, serão destinados a usos acadêmicos do curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Ufam no município de Parintins.

À frente das negociações com o Incra, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, comemora a conquista da Universidade. “Os lotes sediarão uma estrutura que favorecerá as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Zootecnia, apoiando as comunidades do médio e baixo Amazonas”, declarou o gestor.

O diretor do ICSEZ, professor José Luiz Pereira da Fonseca, ressalta que a fazenda experimental é fundamental para o aprimoramento prático das atividades teóricas que os professores trabalham em sala de aula. "É a realização de um sonho do curso de zootecnia que há 11 anos vem lutando para desenvolver com qualidade e eficiência as aulas práticas, projetos de pesquisas e extensão do curso. Aproveito para agradecer ao vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas professor Jacob Cohen, ao Superintendente do Incra no Amazonas, Sr. João Jornada, ao Prefeito de Parintins Bi Garcia, ao vereador Tião Teixeira e aos professores alunos (as) e ex-alunos (as) do curso de Zootecnia pelo empenho na luta para conseguir junto ao Incra a área para construção da fazenda experimental", declarou.

O professor Tiago Viana da Costa, coordenador acadêmico do ICSEZ e professor do colegiado de Zootecnia desde 2007, detalha as atividades que serão desenvolvidas nos lotes cedidos. “A estrutura que será construída nos lotes, comportando os diversos setores do Curso de Zootecnia, tais como os de criações de peixes, coelhos, abelhas, aves, suínos, bovinos, equinos, caprinos e ovinos, trará uma maior visibilidade para o curso, pois os discentes poderão atrelar seus conhecimentos teóricos com os práticos, realizando inclusive seus estágios e trabalhos de conclusão de curso. Os setores também serão utilizados para atividades de pesquisa e extensão, disseminando conhecimento e capacitando os produtores da região amazônica. É dar um salto de qualidade ao que já é bom. É um sonho que começa a virar realidade, não só para os docentes e discentes, mas para toda comunidade do médio e baixo amazonas”.

Confira o documento de Cessão de uso dos lotes

EXTRATO DE CESSÃO DE USO

Contrato de Cessão de Uso CRT/AM/N. n. 2000/2019, que entre si celebram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, CNPJ n. 00.375.972/0014-85, representado pelo Superintendente Regional, Sr. João Batista Jornada da Jornada, CPF n. 908.837.560-72, e Fundação Universidade do Amazonas - UFAM, CNPJ n. 04.378.626/0001-97, representada pelo Vice-Reitor, Sr. Jacob Moyses Cohen, CPF n. 011.362.162-00 Processo: n. 54270.001148/2014-14/2019-15. Objeto: O CEDENTE constitui, em benefício da CESSIONÁRIA o Direito de Uso, de uma área de 89,5737 Ha, correspondente aos Lotes 35 e 36, localizados no Projeto de Assentamento Vila Amazônia, no município de Parintins/AM. Data da assinatura: 27 de dezembro de 2019. Assina: pelo INCRA/João Batista Jornada da Jornada - Superintendente Regional.