Ufam inaugura galeria de gestores da Pró-reitoria de Graduação (Proeg)
O lançamento da galeria tem o objetivo de homenagear os pró-reitores que contribuíram para a construção da história do ensino de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A inauguração foi realizada às 11h desta segunda-feira, 30, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, situada na Reitoria da Universidade.
Ao todo, 16 ex-pró-reitores e ex-pró-reitores adjuntos estão na galeria. A solenidade foi presidida pelo reitor Sylvio Puga, acompanhado pelo pró-reitor David Lopes Neto, e contou com a presença de oito ex-gestores de ensino de graduação ou seus representantes. “Penso que a memória institucional é algo que precisa ser preservado porque ela faz parte da própria construção da nossa história”, disse o professor Sylvio Puga. “Fico muito feliz em ver nesse lado aqui da Proeg onde a partir de hoje toda vez que cruzarmos esse local veremos aqueles e aquelas que contribuíram significativamente, junto com suas equipes, para a elevação do nome da nossa Universidade e da nossa graduação. Então, fico muito feliz por esta iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Parabenizo o professor David pela iniciativa junto com a sua equipe. Hoje, nós somos nota 4 perante o MEC e isso foi o trabalho de todos que estão aqui. Então, parabéns a todos os homenageados”, declarou.
Responsável pela criação da galeria, o pró-reitor David Lopes Neto agradeceu a presença dos ex-gestores da Proeg e ao reitor Sylvio Puga pelos oito anos de atuação como gestor do setor. “Quero agradecer a todos os colegas ex-pró-reitores e pró-reitoras que estão aqui, todos os técnico-administrativos. Gostaria de dizer que nessa gestão de oito anos, quando eu recebi do professor Lucídio, já sabia que não seria fácil substituí-lo pela sua competência, como diretor que estive com o pró-reitor Bruce Osborne, e assim, fui buscando um pouquinho de cada um e de cada uma para que pudesse pensar uma Proeg que pudesse dar prosseguimento a esse trabalho. Não foi fácil. Foi atípico. Tivemos uma pandemia. Eu como profissional da área da saúde, quando foi decretada a pandemia e a paralisação para o isolamento, fomos muito rápidos, como Universidade, a participar do lockdown, de forma que fomos bastante criticados, mas depois fomos vistos como pioneiros em preservar vidas.”, ressaltou. “Isso é um presente que estamos deixando na nossa gestão da Proeg para todos os que adentrarem a Proeg possam saber e buscar um pouquinho dessa história. Não contentes com isso, no dia 3, estaremos entregando o E-book com o memorial da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e estará disponível no site da nossa Universidade para que todos tenham acesso”, completou o professor David.
Um dos homenageados, o professor Bruce Osborne (1993 - 1997 / 2001 – 2005 / 2005 - 2009) comentou um pouco sobre o funcionamento da Instituição na época em que foi responsável pela Proeg e agradeceu o reconhecimento dado pela Universidade. “Queria de parabenizar o David pela iniciativa. Realmente a gente perde demais com a falta de atenção à memória. Isso aí não são apenas fotografias, são indicações da história da Universidade Federal do Amazonas. Antes do professor Alcebíades, o cargo era de sub-reitor acadêmico, que era mais do que um reitor de graduação, ele era pró-reitor de ensino de graduação, de pesquisa e pós-graduação e de extensão. A partir do Alcebíades, nós concentramos o ensino de graduação, que não deixou de ser a mola mestra da Universidade, onde todos os benefícios e problemas acontecem e têm de ser resolvidos. Então, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação a gente trabalha muito. O Botelho era uma máquina. Sempre trabalhando. Então, eu me congratulo com todos aqui, todos contribuíram e continuam contribuindo indiretamente”, disse.
Também homenageado, o professor Alcebíades Leiros Cavalcante comentou acerca do período em que esteve à frente da Proeg. Lembrando desde o primeiro reitor eleito pela comunidade acadêmica, professor Roberto Luiz Santos Vieira, passando por disputas políticas e embates com docentes e estudantes, o ex-pró-reitor contou como a vida de um gestor da Proeg é intensa e cheia de desafios. “É um depoimento longo, de uma história de vida. Por exemplo, o Bruce, quem trouxe o Bruce para a pró-reitoria acadêmica fui eu. Era uma pessoa, um inglês, era natural da Inglaterra, se naturalizou aqui brasileiro, casou com uma brasileira e está aqui. no período de gestão do professor Roberto Luiz Santos Vieira, que foi o primeiro reitor eleito pela comunidade universitária, numa disputa acirradíssima com o professor Marcos Luiz Barroso Barros, que na sequência foi o reitor apoiado pelo professor Roberto Vieira”, expôs.
Redes Sociais