Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Proeg assume o processo de validação da carteira estudantil

Proeg assume o processo de validação da carteira estudantil

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 17h15
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 14h20

Desde o dia 31 de janeiro, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Proeg/Ufam) passou a ser responsável pela validação das carteiras estudantis de meia-passagem fornecidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) aos alunos de graduação. Antes, o serviço era realizado pelo Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp).

Com a mudança, que transfere o procedimento de validação manual para uma aplicação on-line disponível no e-Campus, o processo ganha mais celeridade porque o sistema permitirá a transferência de dados dos discentes matriculados ao Sinetram em até duas horas. Para alinhar as informações e o modo de funcionamento do aplicativo, foram realizadas três reuniões entre Proeg e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITC).

A última delas ocorreu no dia 31 de janeiro onde ficou definido que o sistema será gerido pelo Departamento de Registro Acadêmico (DRA) e haverá um servidor da Coordenação de Orientação Acadêmica (COA) responsável por incluir, atualizar e enviar os arquivos institucionais contendo os dados dos graduandos efetivamente matriculados ao Sinetram.

“No módulo, que está em fase de desenvolvimento pelo CTIC, há dois momentos distintos. O primeiro é quando a Proeg consolida o Arquivo Institucional de ingressantes e de alunos regulares, carrega, processa no sistema e disponibiliza o lote de informações para o Sinetram. O próximo passo é a consulta do registro, feita pelo estudante, que solicita a validação do seu cadastro via sistema”, detalha o titular da Proeg, professor David Lopes Neto.

“A Proeg abraçou essa causa. Entendemos é nosso papel fazer o que for preciso para satisfazer as necessidades da comunidade estudantil da Ufam. Trabalhamos para ver os estudantes felizes e preocupados em manter o bom desempenho nas suas atividades acadêmicas”, afirma o pró-reitor de Ensino de Graduação a respeito da agregação de mais esse serviço pela Pró-Reitoria.

Agilidade

Para os casos de discentes que não estão inclusos no período de matrícula regular, como aqueles que ingressam após o início do semestre letivo ou que, desperiodizados, desejam cursar disciplinas nas férias, serão preparados lotes específicos, igualmente carregados e enviados ao Sinetram para novo processamento. “Cada carregamento, feito por bloco de matrícula, levará entre uma e duas horas para receber a validação”, adianta o pró-reitor.

Segundo o gestor do CTIC, TAE Carlos Magno, para esse cenário haverá um cronograma, com uma tela de solicitação e de acompanhamento. “A proposta é tornar o atendimento totalmente eletrônico pelo e-Campus, provavelmente eliminando o atendimento presencial. Estamos alinhando isso com a Proeg”, explica Carlos Magno.

A área de Tecnologia da Ufam está atuando no desenvolvimento do módulo – cujo protótipo foi aprovado na última reunião, enquanto CTIC e DRA trabalham na elaboração do cronograma, que, segundo esclarece o professor David Lopes Neto, será disponibilizado no Portal do Aluno, na página da Proeg e no portal da Universidade em breve.