Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Proeg realiza solenidade de lançamento do e-book ‘Ensino de Graduação em tempos de pandemia’, nesta terça-feira, dia 22

Acessos: 1465

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) realiza nesta terça-feira, 22, às 18h (horário de Manaus), por meio do canal da Ufam no Youtube, o lançamento do e-book ‘Ensino de Graduação em tempos de pandemia – Experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas’. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, o vice-reitor Jacob Cohen, o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, David Lopes, o primeiro organizador da obra, docente João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, como também os demais organizadores, e os autores principais dos artigos, participam da solenidade. Ao todo, são 21 trabalhos que compõem a publicação composta por 21 capítulos editada pela Edua.

Tendo como objetivo repensar as práticas acadêmicas sob a perspectiva de ensino mais interativo, conectado e contemporâneo, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) realizou uma chamada pública por meio de edital convidando docentes da Ufam a produzirem trabalhos para elaboração do e-book. Dessa forma a Proeg contou com a participação da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e discentes) na produção de ensaios teóricos e relatos de experiências.

“Conseguimos reunir as mais distintas abordagens didáticas, nas mais diversas áreas de conhecimento, explorando desde as experiências pessoais às atividades práticas. É um livro organizado para nos inspirar e para percebermos como nossa Universidade é grande de soluções, com iniciativas transformadoras e professores altamente capacitados. As ações inovadoras e exitosas não se limitaram a estas, e nem mesmo serão as últimas. Pelo contrário, o ERE foi somente o início da inovação tecnológica no ensino que a Ufam precisava e que irá se ampliar e melhorar a cada semestre a partir de agora”, destacou o professor do CED/Ufam, João Victor Rodrigues.

O diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), Sérgio Freire, ressaltou o trabalho e a importância do registro da experiência do momento atual. “Nesse tempo disruptivo em que vivemos uma pandemia que alterou comportamentos e práticas, é fundamental refletir sobre o que fizemos e como fizemos, pensar de que forma nossas práticas se alteraram. Tão importante quanto a reflexão é o registro. É onde entra o livro e sua importância na criação de memória institucional. Precisamos aprender com o que passou para pensar as práticas futuras. A Edua fica muito feliz em cumprir esse papel de agente de registro e disseminação das experiências dos professores da Ufam no ensino remoto”, afirmou o diretor.

Fim do conteúdo da página